Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Superliga africana em 2023, com o apoio da FIFA


"Anunciado oficialmente a 11 de Agosto, foi a grande surpresa que saiu da Assembleia Geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), realizada nessa semana na Tanzânia. A CAF e a FIFA, garantem tratar-se de um projecto completamente diferente do Europeu. 24 clubes de 16 países disputarão este campeonato, que verá 197 jogos disputados, entre Agosto e Maio de 2023/24.
Porquê esta decisão agora e com apoio da FIFA? Porque há muito que a FIFA quer implementar este modelo na União Europeia, mas a "Europa étnica" não o permite pela "clubite aguda" de que todos sofremos e porque o Santa Clara e "os Portimonenses de Portugal" e de outros países ficariam inevitavelmente fora deste grande circo que alimenta economicamente a "periferia desportiva" de cada país. Já agora, se houve "coisa" sensata que Santana Lopes disse sobre o futebol português, creio que ainda antes de ser Presidente do Sporting foi: "Faça-se um campeonato nacional só com 10 equipas e 3 voltas e teremos um campeonato verdadeiramente competitivo!" Quando cheguei ao café e partilhei a ideia com o entusiasmo de quem quer ver o Braga campeão o mais breve possível, um "Velho do Restelo com 20 anos" disse de imediato: "E aquele que ficar em 10º depois pode ser campeão nos play-offs! Na, na, na, isso não é ser competitivo, isso é batota!" E cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas, cantava Sérgio Godinho!
Em conclusão, África servirá novamente de cobaia europeia, desta vez através do futebol. Resta dizer que o prémio para o campeão africano será de €9,5 milhões e que cada federação participante receberá 967 mil euros anuais, decorrente dos lucros, sob compromisso destas investirem também no futebol feminino, modalidade que muito tem contribuído para o empoderamento da mulher africana, quebrando assim o mito de modalidades exclusivamente masculinas. Força África, Mãe África!
(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!