Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Quais são os efeitos da atividade física e/ou prática desportiva na nossa saúde mental?


"A saúde mental é uma preocupação mundial importante de saúde pública, como testemunham os relatórios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai produzindo. Ela tem um impacto importante no âmbito da qualidade de vida dos indivíduos.
A prática desportiva está ligada à saúde, mas não apenas física. Ela também beneficia o nosso espírito, o nosso estado de alma. Um bom meio é de nos apropriarmos do célebre adágio “mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são) no nosso modo de vida. A maioria dos indivíduos concordará que a saúde mental reveste de uma importância crucial, tanto como a saúde física. É a razão pela qual muitos intelectuais, científicos, médicos, entre outros, se debruçam ou debruçaram sobre esta ligação como verdadeira “passerelle”, existente nas duas faces de uma mesma moeda.
Quando se fala em saúde mental, não deveremos entender apenas a ausência de problemas mentais. Entende-se que é algo mais amplo, que corresponde a um estado de bem-estar que permite ao indivíduo realizar-se, ultrapassar obstáculos e as tensões do quotidiano e a contribuir para a vida em sociedade. Esta mesma sociedade que, pela sua cadência infernal, é geradora, muitas vezes, de formas de desequilíbrio psicológico.
Os estudos comprovam que a atividade física e/ou prática desportiva são uma alavanca para o bem-estar. Todos sabemos que certos hábitos de vida muito laxistas (tabagismo, sedentarização, fast-food, falta de exercício, etc.) levam a desenvolver várias patologias, que são, de uma forma geral, testemunhos de uma sociedade “doente”. Para ilustrar isto, podemos citar os casos crescentes de hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes e certos tipos de cancro. A prática desportiva é o remédio, permitindo reduzir os estados de ansiedade, de stresse e de depressão. A saúde mental, tal como a prática desportiva, trabalha-se no quotidiano."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!