Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de maio de 2022

Do lado certo da história


"Daqui a uns anos, talvez décadas, quando se olhar para o desporto no feminino em Portugal sem palas clubísticas, há-de ser dado o devido valor ao Sport Lisboa e Benfica. Quando a igualdade de género já não ter uma questão por resolver, quem fizer a história das diversas modalidades praticadas em Portugal por homens e mulheres irá, com certeza, tirar o chapéu a este SL Benfica do século XXI.
Não são apenas os títulos conquistados pelas meninas e mulheres que representam o Clube, é também a visibilidade que está em causa. E o respeito. É longa a tradição de desporto no feminino no Glorioso, mas nunca como agora se sentiu tanto a força e a aposta nas mulheres como agora. Foram criadas as condições, foram estabelecidas as bases para que mulheres de todas as idades possam praticar as modalidades de que mais gostam sem barreiras, sejam elas físicas ou psicológicas - e muitas vezes são estas as mais difíceis de ultrapassar.
Aquilo a que temos vindo assistir, fim de semana após fim de semana, nos pavilhões, estádios, pistas ou piscinas nacionais, é simplesmente magnífico. Este é o século das mulheres, depois de todos os outros em que foram injustamente relegadas para um papel secundário em relação aos homens. E é para mim um grande orgulho comprovar que o clube que adoro está no lado certo da história e dá protagonismo ao verdadeiro sexo forte.
Próxima fronteira, depois de assimilada esta nova e merecida realidade? Os direitos LCBTQ+ e o reconhecimento do direito à diferença no desporto profissional. Também neste campo, mais cedo ou mais tarde, acredito que o Sport Lisboa e Benfica vai marcar a diferença. A revolução dos costumes tem sido uma constante na história do Clube, e sinto que os benfiquistas não se vão sentir defraudados. Estas são as batalhas que importam, não é pequenez e o provincianismo que têm sido imagens de marca, por exemplo, do futebol português."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!