Últimas indefectivações

sábado, 12 de março de 2022

VAR para quê?


"Hoje questionamos a utilidade do VAR e temos mais do que legitimidade para fazê-lo. Ninguém compreende, por tão evidente, como ficou por assinalar uma grande penalidade aos 73 minutos.

1
Afinal, para que serve o VAR? A pergunta da noite foi lançada pelo nosso míster, Nélson Veríssimo, depois de, mais uma vez na Luz, o VAR ter protagonizado erros evidentes, sempre em desfavor do Benfica.
Aos 73 minutos, penálti claro por assinalar. Ao 93, expulsão por pisão a Rafa que passou anónima ao VAR.
A epidemia de más decisões do VAR em prejuízo do Benfica já vem de longe. Este ano, tem sido sempre a somar e a marcar pontos… para os outros, os mesmos de sempre. Senão, vejamos: Estoril-Benfica, no último minuto, golo do empate precedido de falta sobre Gonçalo Ramos. Siga; FC Porto-Benfica, primeiro golo ajeitado com a mão. Siga; Benfica-Moreirense, golo adversário em fora de jogo. Siga; Benfica-Gil Vicente, penálti sobre Otamendi aos 43 minutos. Siga; Benfica- Vizela, penálti por assinalar por mão na área e uma expulsão perdoada ao Vizela. Siga.
Procurando ir ao encontro da sua pergunta, Míster, aqui vai a resposta: como bem se atesta, o VAR tem servido para prejudicar o Benfica. Este ano, especificamente com as suas decisões erradas e inações comprometedoras, o VAR subtraiu ao Benfica pelo menos 9 pontos. Pelo menos 9 pontos que justamente nos colocariam na disputa daquilo que é nosso por mérito próprio.

2
Perante as evidências de um VAR que acumula erros quando se trata de avaliar os jogos do Sport Lisboa e Benfica, cumpre perguntar: quantos jogos o VAR, André Narciso, vai estar fora do Campeonato depois do que se passou ontem na Luz? Quantos jogos o árbitro Manuel Oliveira vai estar impedido de apitar? Quais foram as penalizações impostas pelo Conselho de Arbitragem aos intervenientes dos jogos em que o Benfica foi sistematicamente prejudicado pelo VAR? Quais foram as comunicações entre o árbitro e o VAR no momento do penálti e no da expulsão perdoada ao Vizela? Por fim, e não menos importante, terá o árbitro auxiliar chamado a atenção para a irregularidade na área? Porque, se assim foi, foi ignorado. Mais uma razão maior para conhecermos os áudios e apurarmos os responsáveis de mais uma trapalhada na Luz. Terá o Conselho de Arbitragem coragem para expor publicamente esses áudios, ou vamos manter uma opacidade conveniente? Ou será conivente?
Aguarda-se uma clarificação do Conselho de Arbitragem. E não apenas mais processos… ao Benfica.

3
Sobre o jogo, e na opinião do nosso treinador, "a jogar com menos um, e com as dificuldades a isso inerentes, a nossa equipa criou situações para sair com outro resultado". "Nos momentos de transição, o Vizela também teve uma ou outra situação, mas o guarda-redes do Vizela ter sido considerado o melhor em campo traduz o que foi o jogo", afirmou. Veríssimo assumiu ainda "frustração pelo resultado", mas satisfação pela "resposta que a equipa deu, alavancada pelo apoio do público", acrescentando: "Agora temos de recuperar os jogadores, porque na terça-feira temos um grande jogo."

4
Grande partida ontem em Coimbra entre a nossa equipa B e a Académica. Vencemos por 3-4 num excelente jogo de futebol decidido nos derradeiros minutos com um magnífico golo de Tiago Gouveia.
Na agenda para hoje e amanhã, que poderá consultar aqui, destacamos os dérbis de hóquei em patins (na Luz, 19h00) e voleibol (em Alvalade, 17h00) com o Sporting, ambos esta tarde.

P.S.: Aguardamos a previsível reação da APAF a esta edição da News Benfica, sempre tão expedita em enveredar pelo corporativismo bacoco, ao invés de defender toda uma classe cuja imagem fica severamente prejudicada pela ocorrência de erros tão incompreensíveis como, por exemplo, os ocorridos ontem no Benfica-Vizela. A APAF deveria ser a primeira a solicitar esclarecimentos públicos para que os erros de uns não prejudiquem todos os outros, mas insiste recorrentemente na defesa do indefensável. Que venha o comunicado e o processo da ordem, cá os aguardamos. Mas que venham também arbitragens aceitáveis, justas e equilibradas, se não for pedir muito."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!