Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Uma viagem interminável


"Entre Dezembro de 1914 e Janeiro de 1915, o Benfica realizou aquela que seria a primeira digressão da sua história

A comitiva partiu de Lisboa rumo a Espanha pelas 16h35 do dia 23 de Dezembro de 1914, no rápido de Madrid. No entanto, a viagem não foi rápida, nem fácil para os benfiquistas: 'Depois de uma interminável noite, uns servindo de travesseiros a outros, alguns dormindo em pé, chegámos enfim a Madrid pelas 8 horas da manhã do dia em 24'. Em Madrid, ficou o manager Francisco Calejo, a tratar de assuntos relativos à viagem, enquanto o resto da comitiva seguiu viagem até Bilbau, mas não sem antes desfrutar do almoço volante que tinham levado consigo de Lisboa e que foi gentilmente servido por Cosme Damião
A viagem interminável não acabaria aqui. Depois de mais de 24 horas de viagem, o grupo desembarcou em Miranda do Ebro às 17h20, 'onde com grande desapontamento nosso, temos de esperar cinco horas pelo rápido de Bilbau'. O tempo disponível foi aproveitado com um jantar no Hotel Trocóniz, onde Cadete venceu uma partida de bilhar frente a um jogador espanhol, naquela que foi a primeira vitória do Benfica nesta deslocação a Espanha.
Perto das 2 horas da madrugada do dia 25, a comitiva chegou a Bilbau, e sem mais demoras 'marchámos para o hotel, onde nos refizemos do cansaço que já nos invadia, de uma viagem maçadora de 34 horas'. Durante o dia, os benfiquistas aproveitaram para visitar a cidade, assim como a sede e o campo do Atlético de Bilbau, que defrontariam no dia seguinte.
O cansaço da viagem, o estado do campo - que se encontrava bastante enlameado - e outros factores, como falta de experiência em jogos internacionais e calçado inadequado, levaram a uma pesada derrota dos encarnados por 6-0, que o empate do dia seguinte, de certa forma, vingou. De Bilbau, a equipa partiu para San Sebastián, onde defrontaria a experiente equipa da Real Sociedad, sofrendo novas derrotas: no dia 29 de Dezembro, por 4-1, e em 31 de Dezembro, por 4-0. No dia de Ano Novo, a equipa dirigiu-se à capital espanhola, onde chegou 'depois de uma viagem de 14 horas'. Foi de Madrid que os benfiquistas trouxeram as duas vitórias desta digressão, no dia 2 de Janeiro, frente ao Real Madrid, o jogo foi renhido, mas os benfiquistas venceram por 5-4. No dia seguinte, defrontaram um misto de jogadores de Real Madrid, Sociedade Ginástica e Atlético de Madrid, que derrotaram com uma goleada por 4-1.
Esta foi apenas a primeira de muitas outras digressões que o Benfica já realizou. Saiba mais sobre elas na área 26 - Benfica Universal do Museu Benfica -Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!