Últimas indefectivações

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

UEFA Youth League | As 5 revelações do SL Benfica


"A UEFA Youth League da época 2019/2020 ficou marcada por mais uma grande campanha das águias, ainda que, novamente, sem a tão desejada vitória numa final europeia, desta vez caindo perante o Real Madrid CF numa final honrosa e muito bem disputada, orgulhando o nome do SL Benfica e deixando, não só por causa do jogo da final mas por toda a campanha na prova, água na boca aos adeptos encarnados relativamente ao futuro de algumas destas jovens promessas.
Ainda que o plantel do SL Benfica vá sendo constantemente reforçado com jogadores de inegável qualidade, certo é que, com uma formação como a do Seixal, com bastantes provas de talentos ao longo dos últimos anos, é expectável perceber até que ponto Jorge Jesus poderá, já nesta temporada, aproveitar alguns dos jovens para trabalhos na equipa principal (treinos e jogos, provavelmente de menor dificuldade e responsabilidade).
Assim sendo, vamos conhecer mais ao detalhe os cinco jovens que, a meu ver, foram as grandes revelações do SL Benfica na UEFA Youth League que recentemente findou.

1. Gonçalo RamosDistinguido como melhor jogador e melhor marcador da prova (juntamente com Roberto Piccoli da Alalanta BC), Gonçalo Ramos foi a grande revelação do SL Benfica na Youth League 2019/2020, assim como o jogador mais preponderante na caminhada até à final, tendo inclusive bisado na partida decisiva, atingindo, deste modo, os oito golos na edição, aos quais somou mais três assistências.
É um jogador extremamente completo, podendo actuar em diversas posições (médio, segundo avançado ou ponta de lança), e oferecendo uma panóplia de recursos que o diferenciam dos demais elementos (passe, visão de jogo, ligação meio campo-ataque e faro de golo, com finalizações com ambos os pés ou a cabeça).
Num momento em que muito se fala da necessidade do SL Benfica em contratar avançados para as suas fileiras, Gonçalo Ramos provou, não só na Youth League mas também na primeira vez que foi chamado à equipa principal (bis nas Aves em poucos minutos) que deverá ser uma alternativa viável no plantel treinado por Jorge Jesus, uma vez que se encontra num nível diferenciado e a precisar de evolução para impedir a estagnação nestes escalões mais jovens.

2. Úmaro Embaló Também nas alas se encontra destaque nestes jovens, nomeadamente, o extremo Úmaro Embaló. Com sete jogos na UEFA Youth League, três golos e duas assistências, o jovem nascido na Guiné-Bissau, mas com nacionalidade portuguesa, evidenciou a tremenda capacidade de imprevisibilidade, drible, a enorme velocidade que foi uma das suas principais armas e, ainda, atributos como os cruzamentos (alguns deles teleguiados para os avançados) e finalização.
Com a tenra idade, é comum vê-lo também, em alguns momentos, demasiado agarrado à bola, tentando resolver sozinho, errando no momento da tomada de decisão ou na própria execução, coisas que, com o tempo e trabalho, serão facilmente trabalhadas e melhoradas, evoluindo para um patamar de excelência, pois potencial é algo que abunda no jovem extremo.

3. Tiago Dantas É considerado por muitos como o maior talento da formação encarnada, tendo já actuado na equipa principal (uns minutos frente ao Vitória FC num encontro da Taça da Liga) e também sendo chamado para treinar em alguns períodos.
Nesta edição da UEFA Youth League, foi um dos grandes pilares e destaques da equipa do SL Benfica, com participação em oito jogos, contabilizando quatro golos e duas assistências.
Ainda que muitos duvidem da afirmação do jovem de 19 anos devido à sua pouca estampa física, é no ponto de vista técnico, na sua inteligência e cultura tática que evidencia todo o seu futebol. Obviamente, num meio campo a dois fica mais exposto, mas num 4-3-3, tal como actuou preferencialmente a equipa do SL Benfica orientada por Luís Castro, conseguiu sobressair bastante, com passes de encher o olho, fintas curtas e simulações de corpo, a forma como protegia a bola e impedia o choque físico com os adversários e, claro, os golos que marcou e que, num médio, são sempre números assinaláveis. Pena enorme o pénalti desperdiçado na final, mas a certeza que o tornará mais forte mentalmente e capaz de muito rapidamente integrar a equipa principal do clube da Luz.

4. Ronaldo Camará Sem dúvida um dos maiores diamantes do Caixa Futebol Campus. Iniciou o seu trajeto na UEFA Youth League com uns impressionantes 16 anos, assumindo na fase de grupos e, posteriormente, na fase a eliminar, por várias vezes, um lugar no 11 inicial, demonstrando tudo o que o caracteriza: médio ofensivo com qualidade de passe, visão de jogo, transporte de bola, remate, muita chegada à área, velocidade, finta e inteligência na ocupação de espaços. Apesar de muitos o verem como uma espécie de box-to-box, necessita de evoluir bastante no processo defensivo para ficar um médio mais completo e com hipótese de ser integrado no plantel de Jorge Jesus. Apontou um golo e somou duas assistências na UEFA Youth League, números interessantes para um jogador tão jovem, mas com tanto para oferecer nos próximos anos.

5. MoratoContratado no início da época passada por uma quantia que, na altura, foi surpreendente para muitos (sete milhões de euros), já que nunca tinha realizado qualquer jogo oficial pelo São Paulo FC, o defesa central brasileiro passou grande parte da época a jogar nos escalões mais jovens das águias, com presenças na Segunda Liga e na Liga Revelação, contudo foi na UEFA Youth League que claramente demonstrou todo o seu potencial, qualidade e o porquê de o SL Benfica ter despendido uma quantia tão avultada na sua contratação. Ao longo da prova, foi totalista (10 jogos, actuando em todos eles os 90 minutos) e terminou sem qualquer cartão, o que também é um dado interessante.
Com 1.90m, Morato é fortíssimo no jogo aéreo, tem boa capacidade de posicionamento, joga com os apoios orientados, oferece outras valências clássicas num central, tais como desarme e marcação e, além disso, é um central moderno, ou seja, sabe jogar com bola, construindo com muita qualidade e critério desde trás, para depois sair em condução ou utilizar a sua boa capacidade de passe (curto e longo). O facto de ser canhoto também poderá ser algo que o valoriza no futebol atual, dada a menor quantidade de centrais que usam o pé esquerdo, podendo futuramente ser uma alternativa ao provável titular e recém contratação dos encarnados (Jan Vertonghen), experiente central que, na minha opinião, deverá ser um alicerce fundamental para o desenvolvimento e maturação do jovem brasileiro.

Para finalizar, gostaria ainda de deixar outros nomes que facilmente poderiam figurar nesta lista, pelo facto de terem realizado uma campanha de valor e exibições muito acima da média, sendo importante e interessante manter o acompanhamento e atenção no percurso destes jovens: Leo Kokubo, Pedro Álvaro, Filipe Cruz, Rafael Brito, Paulo Bernardo e Tiago Araújo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!