Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Dias de luta, dias de glória


"Será inaugurada hoje, às 18 horas, no átrio do Museu Benfica – Cosme Damião, a exposição temporária "Luisão – Dias de Luta, Dias de Glória", dedicada ao antigo jogador e agora membro da estrutura do futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica.
O tema central da exposição é Luisão e as diversas vertentes do jogador ao longo do seu brilhante percurso de águia ao peito. Recorde-se que o antigo defesa-central representou o Benfica ao longo de quinze temporadas e contribuiu para a conquista de seis Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e quatro Supertaças (recordista nas duas últimas).
Os registos individuais de Luisão, ao serviço do Benfica, são impressionantes e colocam-no entre os mais importantes jogadores da história do Benfica. Representou o Clube em 538 partidas em competições oficiais, sendo o terceiro com mais jogos oficiais na história do Clube, só superado por Nené (600) e Veloso (543). Disputou 127 jogos nas competições europeias, o máximo entre benfiquistas. E capitaneou a equipa em 429 ocasiões (incluindo jogos particulares), o que se constitui também como um recorde. Autor de 47 golos em competições oficiais, só Humberto Coelho, entre os defesas-centrais, marcou mais que ele.
A exposição parte da capacidade que Luisão teve de transformar as críticas iniciais em elogios, tornando-se num símbolo do Clube, explorando o casamento de algumas das suas características individuais, como a determinação, a ambição e a garra, com os valores do Benfica, e aborda as múltiplas facetas do antigo capitão, atravessando toda a sua carreira, desde 2003 até à actualidade, a partir do olhar do jogador.
Os temas são os seguintes: a superação e afirmação no Clube; a liderança e transmissão de mística; os jogos marcantes; os colegas no eixo da defesa; a carreira no Benfica e na selecção brasileira; e, finalmente, a relação com o Presidente Luís Filipe Vieira (Luisão chegou ao Clube em 2003, era Luís Filipe Vieira responsável pelo futebol benfiquista, passando a Presidente no mesmo ano).
Patenteados na exposição estão inúmeros objectos do espólio pessoal de Luisão e do acervo do Sport Lisboa e Benfica.
A entrada é gratuita."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!