Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Os 5 melhores médios defensivos do SL Benfica no século XXI

"O mercado de transferências de Janeiro para o Sport Lisboa e Benfica ficou posicionalmente marcado pelas mexidas na posição 6.
Não só a grande contratação foi a de Julian Weigl por 20 milhões de euros ao Borussia Dortmund, como a principal saída acabou por ser a de um mítico ‘6’ encarnado. Apesar da venda de RDT, é o adeus (ou até já) de Fejsa que marca os adeptos do SL Benfica.
A contratação de um potencial craque alemão com tiques de Busquets e a saída do verdadeiro tractor papa-títulos do Sport Lisboa e Benfica vieram mexer com as emoções dos benfiquistas relativamente a esta posição tão fundamental.
E, como homenagem a quem chegou e principalmente a quem, por agora, nos largou, deixo aqui o meu top 5 de médios defensivos a envergar a camisola encarnada neste século 21.
1. Nemanja Matić O primeiro lugar não poderia ser de outro. A concorrência sérvia é intensa, mas Nemanja Matic não é só um enorme 6; Nemanja Matic é um fantástico médio seja em que zona for do campo, seja em que momento do jogo for.
Um 10 que rebentou a 6 com Jorge Jesus no Sport Lisboa e Benfica. As palavras para descrever Matic tornam-se quase inócuas. Sentido posicional, aliado a uma imensa qualidade de retenção da bola. Inteligência dos movimentos, aliada a uma enorme capacidade de construir jogo. Força no jogo aéreo, aliada a uma qualidade técnica capaz de concretizar os mais maravilhosos golos. Matic foi na Luz um médio total. Técnica, físico, inteligência e de um enorme sentido colectivo.
Foram três anos de um monstro na Luz, e saiu deixando o clube como campeão e vencedor da Taça e ainda com um segundo lugar no Prémio Puskas, com aquele seu espectacular golo marcado ao FC Porto.
2. Ljubomir FejsaSe há médio defensivo a quem o Sport Lisboa Benfica deve, em parte, muitos dos seus títulos mais recentes é Ljubomir Fejsa. Chegou à Luz em 2013 e foi obrigado a crescer na sombra do brilho de Matic. Quando se afirmou como titular, agarrou a posição com uma classe que permitia aos adeptos encarnados assistirem a qualquer jogo quase como que descansados da vida. É que todos sabíamos que, quando as coisas não estavam a correr bem, tínhamos sempre Fejsa para ir varrendo os ataques dos adversários e recuperando a bola para os seus colegas voltarem a tentar.
Foi demasiado afectado por lesões e nunca se adaptou a um meio-campo defensivo a dois. Mas, enquanto eixo defensivo do meio-campo, é praticamente sublime. Leitura de jogo, capacidade de antecipação, pulmão interminável e desarmes limpos.
Há um Tetra com o seu nome lá inscrito em dourado. Um gigante.
3. Javi GarcíaVindo do Real Madrid CF por 7 milhões, chegou o primeiro grande médio defensivo do legado de Jorge Jesus, do Sport Lisboa e Benfica moderno e vencedor. Javi García foi o principal equilíbrio daquela dream team encarnada que em 2009-10 desfilou de águia ao peito. Uma equipa com um poderosíssimo futebol ofensivo, sempre a contar com o posicional médio espanhol para garantir as costas de todos os criativos que se libertavam para o ataque.
Na Luz foi possivelmente o primeiro trinco a actuar enquanto central no momento de construção, colocando-se entre Luisão e David Luiz e dando assim uma maior segurança no primeiro momento da posse de bola.
Fortíssimo no jogo aéreo e nas compensações defensivas, actuou em 132 jogos pelos encarnados, tendo conseguido a marca de 14 golos e 5 assistências. Um verdadeiro 6.
4. Petit Foram seis anos de manto encarnado. Armando Teixeira, o Pitbull da Luz. Um dos mais carismáticos jogadores do Sport Lisboa e Benfica deste século. Já depois de ter ajudado o Boavista FC a sagrar-se campeão nacional, juntou-se aos encarnados em 2002 e logo agarrou com unhas e dentes aquele meio-campo. Está directamente ligado ao título conquistado em 2004-05 e à excelente campanha europeia que o SL Benfica protagonizou em 2005-06, eliminando o Manchester United FC e o Liverpool FC, e caindo perante o FC Barcelona.
Um jogador incansável, capaz de preencher todo o terreno com a sua disposição física. Garra, dureza, desarme e um fortíssimo pontapé canhão. Quando a equipa não conseguia criar, lá aparecia o Petit a encher o pé e a fazer bruar qualquer estádio onde estivesse.
174 jogos, 12 golos, 10 assistências e um enorme carimbo na posição 6 dos relvados da Luz.
5. Kostas Katsouranis Neste top nunca poderia faltar o grego. Actuou no Sport Lisboa e Benfica ainda numa altura em que o clube procurava o caminho da ribalta e, no meio de plantéis algo duvidosos, foi sendo um dos jogadores de destaque daquele Benfica. Foram três épocas, 116 jogos, 14 golos e 14 assistências.
Juntou-se à equipa de Karagounis e Fernando Santos e tornou-se o principal eixo daquele 4-4-2 losango aplicado pelo “Engenheiro”. Era um médio defensivo muito posicional e com enorme capacidade de antecipação, com uma boa leitura de jogo e, de cabeça, na área adversária, era um verdadeiro ponta de lança.
Katsouranis foi um farol num SL Benfica ainda à procura do seu rumo."

3 comentários:

  1. Coluna, Thern, Kulkov, Elzo, Shéu, Stromberg, Paulo Sousa... Só Matic pode ser incluído neste Lote. Weigl promete; vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele estava a falar do século XXI (ano 2000 em diante, para os mais leigos na matéria). Ainda assim ter deixado de fora o Witsel é um crime de lesa-futebol.

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!