Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Sexta feira 13 e o treinador mais azarento do mundo!

"Sérgio Conceição é "genuíno, frontal, directo, sem papas na língua" e como muita gente no mundo do futebol é emotivo. São estas as loas que tecem à sua “enorme” personalidade.
O que as pessoas não se apercebem é que além destas qualidades tem a infelicidade de ser o treinador mais azarento do mundo, onde tudo lhe acontece sem que seja necessariamente sua culpa.
- Em 2012 vimos o fim da linha para o Sérgio, que deixou de treinar o Olhanenense após uma azarenta troca de insultos e ofensas, em alto volume, com o Presidente Isidoro Sousa.
- Em 2015, no estádio Axa, perdeu a paciência e mais uma vez teve o azar de agredir o presidente da Académica de Coimbra.
- Como se isso não bastasse, desgraçadamente, ainda em 2015, foi acusado de insultar e ameaçar o Presidente do SC Braga, António Salvador.
- Em 2019 Sérgio Conceição foi suspenso por 8 dias por lesar a honra e reputação de um adepto com quem teve uma altercação no jogo entre FC Porto e SC Braga.
- Em 2019 o azar voltou a bater à porta e agora há imagens e som que o acusam de agredir ao soco o treinador da Belenenses SAD, Pedro Ribeiro.
O problema é que o azar não tem fronteiras e uma pessoa azarenta em Portugal também o é noutro país qualquer, como por exemplo na Bélgica.
- Em 2006, ainda como jogador, teve o azar de ser suspenso pelo comité desportivo belga pela seguinte razão :
«O jogador reagiu optando pela violência. Ele ameaçou a autoridade, até a integridade do árbitro. É a única decisão possível para não arriscar ofuscar a regra: Não se pode descartar a possibilidade que ele recomeça, pelo menos a curto prazo.»
É possível ser-se ainda mais azarento?! Com Sérgio Conceição não há limites e apesar destes infortúnios, a verdade é que já foi expulso 10 vezes na sua carreira de treinador, sendo que 4 delas foi somente em ano e meio ao treinar o FC Porto!
Dentro e fora de portas, Sérgio Conceição espalha a sua “elegância” junto de árbitros, discute, grita, gesticula, não raras vezes acusa os árbitros de falta de coragem para assinalarem o que Sérgio Conceição entende que deve ser assinalado.
E sabem qual o local predilecto de Sérgio para se altercar com os árbitros!? Adivinha fácil! É o túnel de acesso aos balneários! Ora vejam lá, em 14 de Setembro de 2018, ao intervalo do empate caseiro entre Porto e Chaves dirige-se ao árbitro Vitor Ferreira e diz-lhe: “só houve 15 minutos de tempo útil de jogo, que é isto puto? Estás a brincar com o nosso trabalho?”.
A constante atitude desrespeitosa ou intimidatória, se preferirem, perante os árbitros levou Sérgio, por sua iniciativa, quiçá a mando, a anunciar em Fevereiro de 2019 que não falaria mais de arbitragem. Até ao final do campeonato, claro!
Promessa não cumprida, pois no forcing final da conquista do campeonato pelo Benfica, veio em 17 de Maio de 2019 insinuar que não existia verdade desportiva por causa dos árbitros.
E sempre que as coisas não lhe correm de feição, o que acontece frequentemente, Sérgio Conceição descarrega no seu principal alvo.
Assim foi na última deslocação do Porto à Madeira quando a sua equipa perdeu a liderança do campeonato, tendo Sérgio Conceição acusado o árbitro de ser conivente e de não mostrar cartões amarelos.
A última vítima foi o árbitro João Pinheiro, elevado por Sérgio Conceição a candidato ao título de campeão nacional depois arbitrar mais um empate do Porto.
Com tanto azar, por vezes o melhor é ficar em casa.
É que fora do túnel do estádio do Porto é frequente vê-lo com azares.
Em 2 de dezembro de 2018 foi expulso por festejar de forma descontrolada, provocatória e azarada perante os atletas e adeptos do Boavista o golo que deu a vitória ao Porto, aos 95 minutos.
Mal sabia que o azar o esperava na recepção ao Benfica, quando perdeu a liderança e o campeonato. Para assinalar a data deu uma lição de má educação a um rapaz com idade para ser seu filho. Não é qualquer vencedor que consegue cumprimentar Sérgio Conceição!
Na final da taça de Portugal na tribuna do Jamor depois de receber a medalha de finalista vencido teve o azar de não cumprimentar o Presidente do adversário vencedor.
Mais recentemente, em 31 de Outubro de 2019, foi vítima do azar ao recusar cumprimentar Nuno Manta, treinador do Marítimo, quando o jogo terminou com empate. Azar que já o tinha importunado Sérgio quando deixou o treinador João Henriques do Paços de Ferreira de mão estendida que acabara de vencer o jogo de 12 de Março de 2018.
Em suma, Sérgio Conceição não sabe perder, não sabe ganhar e não sabe empatar, mas já disse em conferências de imprensa que não é hipócrita, é o que é, e não tem que ser simpático para as pessoas. Nunca foi e nunca será.
Mas como diria Sérgio Conceição «Tou-me a cagar para isso»! O que é certo é que quem é reincidente e pratica actos verbais e físicos violentos tem que ser punido de modo a que a excepção não se transforme, como já é o caso, em regra.

Ps: Sérgio Conceição também tem o azar de, em 4 meses de competição apenas, ter 2 golos marcados de bola corrida fora do Dragão."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!