Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Benfica e FC Porto

"Bruno Lage: pois é... o melhor onze faz enorme diferença!... Sérgio Conceição: porquê o melhor plantel joga poucochinho?

Benfica reencontrando-se com o seu melhor nível, ou dele se aproximando? Recentes dados: exibições claramente positivas e... 4-0 ao Marítimo (na Luz), 4-1 ao Boavista (no Bessa), 3-0 ao Zenit (na Luz). Pelo meio, 1-1 na Covilhã, rumo a borda fora da Taça da Liga! (alinhando com 10 habituais suplentes, houve nova confirmação de que a qualidade global do plantel está bem longe de ser a que alguns apregoam).
Para mim, o melhor Benfica foi o do Bessa. Sim, mais convincentemente firme do que no amplo triunfo sobre o Zenit - imprescindível êxito, até na expressão numérica, para atenuar desgosto do adeus à Champions com rebuçado de passagem à Liga Europa.
Então, o n.º 1 na Rússia não é muito mais forte do que o Boavista? Claro que sim! Mas digeriu mal o golo no arranque da 2.ª parte, atrofiou-se de vez com o penálti para 2-0 - indiscutível, tal como a consequente sentença de ficar com um jogador a menos... - e ofereceu 3-0 com autogolo. Também verdade: Benfica, muito bem equilibrado (gritante perigo russo só num remate para estrondosa defesa de Odysseas - a única necessária... valeu qualificação!), teve o mérito de forçar tais erros e o brilho de conseguir precioso êxito em circunstâncias muito complexas: vencer o Zenit (chegou à Luz em posição de continuidade na Champions, acabou no último lugar do grupo...) e, obrigatoriamente, não por mínima diferença, era tarefa muito bicuda: impossível para o Benfica de algumas semanas atrás...
Dito isto, repito: o melhor Benfica visto nesta temporada foi o de escassos dias antes, no 4-1 em casa do Boavista (onde o FC Porto muito suara para conquistar 1-0). Aí terá embalado para acreditar em sucesso na melindrosa operação Zenit.
Este recente Benfica deveria prosseguir na Champions? Sim. Se não fosse demasiado recente!... Mesmo no anterior confronto europeu, em casa do Leipzig, folgado vencedor do grupo e uma das actuais mais poderosas equipas alemãs, estando a vencer por 2-0 (!), cometeu hara kiri ao consentir empate nos derradeiros 9 minutos (défice de poder atlético e, quanto a mim, omissão táctica na devastadora ponta final: não chamar Jardel para 3.º defesa central - Ok, reconheço, isso é discutível...). Se tivesse segurado esse triunfo, quase incrivelmente tão à vista, o Benfica continuaria na Champions. Só que isso dos ses... Balanço global: Benfica com o seu melhor onze consegue vencer, ou do triunfo ficar pertinho. Quando escolheu dias de sim ou sopas, na Champions!, para rodar plantel (lesões à parte), deu bota. Conclusão parece evidente...

FC Porto. Consideremos acidente a derrota em Barcelos (1.ª jornada, início de nova equipa, após perder 5/6 titulares...). Porque logo de seguida, também como acidente mas já muitíssimo apelando a boa vontade! -, consideremos a surreal e catastrófica eliminação às mãos do Krasnodar! Porém, muito mais tarde, e já tendo ressurgido com categórico triunfo na Luz, acidentes não houve no empate com Marítimo e, agora, com Belenenses. Objectividade: o FC Porto está a jogar poucochinho. Talvez seja por isso que tem menos 8 golos marcados do que o Benfica e até menos 1 do que o Famalicão...
Sérgio Conceição deve enfrentar três problemas:
- Porquê o melhor plantel em Portugal (minha convicção, face à abundância de qualidade) não rende a idêntica bitola? Apostar quase tudo num futebol músculo (sim,como há duas frisei, dispõe de impressionante número de jogadores com tais características - e elas são muito importantes no futebol moderno), às tantas, fica curtinho. Dá golos, amiúde decisivos, em cantos e mais metralha de cruzamentos por alto para a grande área; mas vais sendo solução de desespero...
- Justificar deslizes com más arbitragens (longe de ser único; mas Sérgio e a estrutura portista são quem mais bate em tal tecla... desafiando-a). No caso do golo do Belenenses, tornou-se... ridículo!
- Mau feitio tem limites. E Sérgio confunde a qualidade de ser guerreiro com soma e segue de disparatados conflitos em que o seu nível de educação fica, grotescamente, em causa. Que ganha com isso? Nadica de nada!

Pedro Ribeiro. Desconheço pormaiores no fortíssimo desaguisado entre ele e Sérgio Conceição. O mais provável: ambos péssimos. Por contas de outro rosário, nem estranho o silêncio do Belenenses, SAD... Mas ao jovem treinador Pedro Ribeiro digo: bradar que a sua equipa foi a melhor e deveria ter ganho este jogo... ficou-lhe tão mal, porque tão caricato!"

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!