Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Vitória da atitude competitiva

"Benfica entrou forte para a segunda parte e conquistou a confiança necessária para vencer

A importância de uma entrada forte no jogo
1. Este jogo que assinalou o fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões tinha características contextuais muito próprias e específicas, uma vez que ambas as equipas tinham de abordar a jornada decisiva com o objectivo de ganharem obrigatoriamente, no sentido de alcançarem as metas que lhes eram possíveis.
Neste sentido, uma entrada forte no jogo torna-se fundamental e importante para que a equipa ganhe confiança e consiga, nesses momentos, influenciar o destino do mesmo.
O Benfica não conseguiu esse propósito na primeira parte, mas fê-lo no início da segunda parte, com uma atitude competitiva muito forte e uma reacção à perda da bola que limitou a transição ofensiva da formação tussa do Zenit.

Dupla Pizzi-Chiquinho em dia sim...
2. Pizzi e Chiquinho são os jogadores do Benfica que mais capacidade tiveram para criar desequilíbrios na estrutura defensiva da equipa do Zenit.
As suas articulações e combinações posicionais, aliadas às suas capacidades técnicas e tomadas de decisão, foram determinantes para o aumento qualitativo do jogo ofensivo do Benfica. Em dia sim, como ontem, estes dois jogadores são, claramente, acima da média.

Jogo interior / jogo exterior
3. As características dos jogadores do Benfica permitem que tenham capacidade de jogo interior e exterior. Interior com os passes de Taarabt e os movimentos por dentro de Cervi, Pizzi e Chiquinho, mas também jogo exterior com a capacidade de passe de Gabriel e o envolvimento de Grimaldo e Tavares.
Melhorou na segunda parte com a saída em dois (Ferro e Rúben Dias) mais dois (Gabriel e Taarabt), onde aumentou o critério de jogo interior e exterior em relação à primeira parte, criando assim mais desequilíbrios.

Uma 'aula' de Azmoun e Dzyuba
4. Os dois avançados do Zenit combinam e jogam de olhos fechados. Quando um surge no apoio, o outro salta em profundidade. São agressivos, rápidos e evoluídos tecnicamente.
Ferro e Rúben Dias, em diversos momentos, foram apanhados em situações de igualdade numérica e tiveram dificuldades em anular as suas acções. Com mais apoio vindo de trás poderiam ter criado maiores dificuldades...
Uma boa aula que deram ontem como dois avançados se devem comportar e articular (embora apenas na primeira parte)."

Pedro Caixinha, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!