Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A missão de Renato Paiva

"Admito ser daqueles adeptos que programam o seu dia em torno de um jogo dos encarnados, seja da equipa principal ou da equipa B.
Sou muitas vezes questionado por amigos meus de como ser possível ter tempo e vontade de assistir a tanto jogo. Muitas vezes em directo e outras (por motivos profissionais) já horas depois do término. 
A razão ou as razões são até muito simples.
Primeiramente o facto de gostar tanto de futebol e do SL Benfica. Depois porque a equipa principal embora seja a equipa cabeça de cartaz, não é a única e muitos dos futuros talentos encarnados coabitam no Seixal espalhados pelas diversas equipas.
Pensar na equipa B é o mesmo que pensar em muitos grandes profissionais que por lá passaram e acredito que a fábrica vai continuar a trabalhar arduamente e a produção continuará a ser exemplarmente bem feita.
Senão vejamos o exemplo da equipa principal.
Bruno Lage, Nuno Tavares, Ruben Dias, Ferro, Zlobin, Jota, Gedson e André Almeida são só alguns dos nomes que passaram pela equipa secundária e que hoje fazem parte da equipa principal.
Este início de época tem sido algo irregular.
Em casa o SL Benfica B tem seis pontos em 12 possíveis. Jogar fora é que tem sido o problema, pois até aqui nenhum ponto foi conquistado.
Se isto significa que os alarmes devem ser ligados? Pois eu penso que não, aliás, tenho a certeza que não.
Os objectivos da equipa não passam apenas por ganhar. Lógico que ganhar é sinónimo de sucesso. Mas numa equipa secundária, o sucesso não é só visto pelo número de pontos que são amealhados durante o campeonato.
Senão vejamos o seguinte exemplo:
Na época 2015/2016 o FC Porto B conquistou o título de campeão após 46 duras batalhas. O sucesso foi conquistado sem que isso se tivesse reflectido na equipa principal. Desse plantel apenas André Silva jogou na equipa A, dando rendimento desportivo e financeiro. Outros até tiveram minutos, mas mais nenhum saiu pela porta grande. 
A questão que impera aqui é se ganhar é sinónimo de formar?
Recordo uma época em que as coisas não correram bem ao plantel secundário encarnado. Foi necessário a chamada de elementos da equipa principal para ajudarem a chegar à manutenção. Neste caso falo de Gonçalo Guedes e Nelson Semedo. Como grandes profissionais que são e que revelaram ser naquele momento, ambos desceram um degrau sem nunca terem abdicado da vontade e determinação que os definem. O objectivo foi a muito custo assegurado e os dois jogadores acabaram por ser determinantes. Hoje, são jogadores de selecção nacional e grandes figuras do campeonato espanhol.
Neste aspecto toda a estrutura encarnada tem feito um trabalho exímio. Desde o primeiro ano ao comando de Luís Norton de Matos até chegar a Renato Paiva que a equipa B tem sido brindada com uma grande montra de talentos constituindo um grande alicerce da equipa principal.
É possível fazer um onze só de elementos que jogaram na equipa B sendo posteriormente lançados na equipa A.
Guarda Redes – Bruno Varela Defesas
laterais – Nélson Semedo e João Cancelo
Defesas Centrais – Ruben Dias e Lindelof
Médios – André Gomes, Florentino Luis, Gedson Fernandes e Renato Sanches
Avançados – Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes
Por estas razões, penso que os objectivos da equipa orientada por Renato Paiva passam por apresentar um bom futebol, um futebol de ataque e de posse. Terminar a época numa posição fora dos lugares de descida será o suficiente se os outros objectivos forem alcançados.
Objectivos estes que passam principalmente por continuar a formar jovens jogadores que possam ser no futuro opções válidas para a equipa principal.
Seguramente que um dos adeptos muito atentos a todos estes jogos será o Mister Bruno Lage."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!