Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Novas regras no futebol

"Sempre fui a favor das novas tecnologias no futebol, antes, já havia no ténis e tem sido uma ajuda preciosa. O futebol precisa de ser correcto e decente sem artimanhas. A introdução do VAR tem gerado polémica, mas tem contribuído para que o jogo seja mais limpo e transparente.
O VAR pode errar, mas tem obrigação de errar menos que o árbitro. A tecnologia de linha de golo tem-se revelado imprescindível para o árbitro poder decidir se é golo ou não.
A acompanhar as novas tecnologias, o seu melhoramento com novas regras introduzidas pela FIFA, o futebol vai-se tornar mais dinâmico e haver mais tempo de jogo, com menos paragens e perdas de tempo. Todavia, o árbitro já tinha poder para alargar o tempo de jogo, por substituições, simulação de lesões, reposição de bola em jogo.
O futebol, como a maioria dos desportos é uma modalidade em constante evolução e deve ser aperfeiçoada, neste caso, mudar as regras.
Concordo com cartão para o treinador, há muitos treinadores que são insuportáveis que passam o jogo todo a dar cabo da cabeça ao 4.º árbitro, por vezes, parece que eles querem ser o árbitro principal. Por outro lado, permite ao árbitro um controlo mais efectivo do banco de suplentes, por cada 5 amarelos cumpre um jogo de suspensão.
Vai-se perder menos tempo com as substituições, o jogador substituído deve abandonar o campo onde se encontra, em vez de vir lentamente até ao banco de suplentes. Acho esta regra das melhores, todavia, já estou a imaginar o jogador substituído a passar do lado dos adeptos da outra equipa, a ser insultado e levar com objectos até chegar ao banco de suplentes.
No pontapé de baliza, a bola não tem que sair da área para que outro jogador da mesma equipa possa tocar na bola. Assim um defesa pode recolher a bola na área e começar a jogar com os seus colegas. 
A barreira só pode ser composta por jogadores da equipa que defende. Os jogadores da equipa que beneficia da falta tem que estar a 1 metro da barreira. Evita-se confusões, empurrões e dificuldade de controle do árbitro e mais campo de visão quer para o guarda-redes quer para o avançado que vai rematar.
A mão ou braço na bola na área é sempre sancionada, mesmo que seja acidental. Não é clara para quem defende, isto, vai aumentar a polémica. Não se pode jogar com defesas sem mãos e braços, há muitos toques involuntários.
Há outra regra que mostra cartão vermelho à pessoa que aceda ao vídeo do VAR do terreno do jogo. Correcto, tem que haver decisões ponderadas sem pressão.
Por outro lado, não entendo a regra em que o guarda-redes não pode marcar golo com as mãos, da sua área. Nunca vi um golo marcado na baliza contrária com as mãos! Com os pés já e, o guarda-redes que conseguisse marcar um golo com as mãos da sua área, o golo deveria valer por 2.
Há algumas considerações que gostava de salientar, as regras não esclarecem nada sobre o jogo duro, empurrões agarrar os jogadores, dentro da área que é constante e nada acontece.
Acho que dentro da grande-área muitas vezes apitam-se penáltis em zonas que não é possível o avançado conseguir golo.
Vamos aguardar a aplicação das regras e ver como tudo se desenrola e se serão precisos alguns ajustes."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!