Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A Cobo davam jeito os advogados de Froome

"Ex-ciclista espanhol perdeu esta quinta-feira a vitória na Volta a Espanha de... 2011, por doping! O primeiro lugar deverá passar para Chris Froome

Quase oito anos depois (?!), soube-se que Juan José Cobo perdeu a Volta a Espanha de 2011 por doping. Valores anormais no passaporte biológico do ex-ciclista espanhol em 2009 e 2011 resultaram agora, quase oito anos depois - repita-se! -, numa suspensão por três anos. O que levanta questões quanto à real justiça desta modalidade que tem tanto poder para cativar os adeptos como para os repugnar.
Essa vitória que foi de longe a maior do palmarés de um ciclista perfeitamente secundário, alcunhado de "bisonte" e que em 11 outras participações nas três grandes voltas apenas concluíra cinco, deverá passar para o segundo classificado nessa Vuelta de 2011, Chris Froome. Dado o acidente sofrido na quarta-feira e que o deixou KO para o próximo Tour, onde tentaria uma histórica quinta vitória, esta notícia do positivo de Cobo pareceu quase um prémio de consolação para o britânico, que passa assim a ter sete vitórias em grandes voltas (4 Tours, 2 Vueltas e 1 Giro), a par do seu nemésis até certo ponto da carreira, o espanhol Alberto Contador.
Poderia argumentar-se que Froome não ganhou essa Vuelta na estrada porque a equipa Sky dera a Bradley Wiggins o estatuto de chefe de fila, prendendo o número 2 da equipa inglesa a uma táctica que cedo se percebeu estar errada e levando-o a perder a corrida por meros 13 segundos. Mas também se poderá questionar como é que um corredor que na Vuelta de 2017, que ganhou, acusou o dobro da quantidade legalmente tolerada de salbutamol não foi punido com desclassificação. Recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto e a sua potente (e caríssima) equipa de advogados conseguiu demonstrar que se tratara de um problema renal e não de doping...
O mínimo que apetece dizer é que a Cobo, agora, daria muito jeito poder ter a equipa de juristas de Froome. Porque como alguém disse uma vez, um juiz é apenas aquele que decide quem tem o melhor advogado..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!