Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Plantel 2019/20

"Uma primeira passagem por aquilo que pode ser o plantel da próxima temporada.

Guarda-redes (2) - Odysseas Vlachodimos e Jasper Cillenssen (ex-Barcelona)
Saídas: Mile Svilar (empréstimo)
Jogadores Apontados até ao Momento: Jasper Cillenssen e Wuilker Fariñez (Millonarios)
Odysseas com um momento ou outro menos bom, foi uma mais valia do plantel. No entanto, tem vários defeitos. Controla mal a profundidade, treme bastante em lances com bolas cruzadas e tem um mau jogo de pés. É possível arranjar melhor. Svilar precisa de minutos de jogo, vai ser emprestado. Na minha opinião, Cillenssen faria sentido por empréstimo ou com um contrato curto (2-3 anos) para que depois Svilar assumisse o lugar a seguir. É um guarda-redes melhor que Odysseas e ao que tudo indica já terá tudo acordado entre os clubes. Wuilker Fariñez seria uma aposta com mais risco, mas que permitiria provavelmente um encaixe financeiro significativo daqui a uns anos. É um guarda-redes com muito potencial.

Laterais (4) - André Almeida, Tyronne Ebuehi, Nuno Tavares (ex-equipa B) e Contratação
Saídas: Álex Grimaldo (definitivo), Sebastien Corchia (fim do empréstimo) e Yuri Ribeiro (empréstimo/definitivo com percentagem do passe)
Jogadores Apontados até ao Momento: Albert Moreno (Liverpool), Mário Rui (Napoli) e Leonardo Koutris (Olympiakos)
Há três jogadores no Benfica com muita procura no mercado (#3, #6 e #79). Dos três, aquele que me parece mais provável que possa sair é o Álex Grimaldo. Yuri Ribeiro não teve uma boa época. Nunca conseguiu mostrar aquilo que fez no Rio Ave. André Almeida cumpriu e deve continuar. Tyronne Ebuehi vai fazer a pré-época pelo menos, visto que era uma grande aposta no ano passado. Só depois da pré-época é que poderemos atacar o mercado por um lateral direito. Neste momento, pelo menos para já, qualquer lateral direito apontado ao Benfica não faz sentido. Na outra ala, há uma vaga já aberta. É a de Yuri. Na equipa B há um jogador que tem cumprido bem nesta posição. Faz todo o sentido que Nuno Tavares suba à equipa principal. É um lateral forte fisicamente, com uma boa técnica e capaz de atacar muito bem. Saindo Grimaldo, devemos ir ao mercado por alguém capaz de render algo no imediato.

Centrais (4) - Rúben Dias, Ferro, Jardel e Germán Conti/Branimir Kalaica (ex-equipa B)
Aqui não estou à espera de muitas mudanças. Jardel tem contrato por mais um ano. Não acredito que alguém pague a cláusula de Rúben Dias. Ferro, pelo menos para já, não parece ter mais mercado que Rúben Dias. A única questão prende-se com o 4º central. Germán Conti não impressionou. Enquanto Kalaica fez boas exibições na equipa B. Há duas hipóteses aqui. Ou Kalaica é emprestado, ou vai fazer a pré-época e tem oportunidade de discutir o lugar com Conti. Dada esta juventude toda disponível, não acredito que acabemos por ir ao mercado por um defesa centro.

Médios Centros (5/6) - Andreas Samaris, Florentino Luís, Gabriel, Adel Taarabt, Gedson Fernandes e Chiquinho (ex-Moreirense)
Saídas: Filip Krovinovic (empréstimo) e Ljubomir Fejsa (definitivo)
Terminámos a época com sete jogadores que podiam fazer esta posição, mas um deles mal víamos (Krovinovic) e outro jogou muito pouco (Fejsa). Seis parece o número máximo de jogadores que podemos ter nesta posição. Os Fejsa e Krovinovic parecem estar de saída. Krovinovic porque foi uma sombra do que já fez no passado. Precisa de voltar a jogar com regularidade. Fejsa porque não se encaixa neste sistema que privilegia a posse de bola. Samaris, Florentino Luís, Gabriel, Taarabt e Gedson têm lugar garantido. O reforço, que também parece estar mais ou menos fechado, é Chiquinho. Chiquinho fazia esta posição na Académica. No Benfica pode jogar também no lugar de João Félix e muita gente tem apontado para a o lugar do Pizzi, que também acredito que possa ser lá adaptado, apesar de nunca ter feito a posição. Para já deixo-o aqui, pois é o seu lugar natural. Tiago Dantas, David Tavares e Ilija Vukotic devem fazer parte da pré-época com a equipa. Nuno Santos, caso não seja emprestado, também deve fazer a pré-época. Dada esta juventude toda disponível, não acredito que acabemos por ir ao mercado por um médio centro.

Extremos (5/6) - Rafa Silva, Pizzi, Jota, Caio Lucas (ex-Al-Ain) e Salvio
Saídas: Franco Cervi (?) e Andrija Zivkovic (empréstimo/definitivo)
Rafa e Pizzi foram os melhores jogadores da temporada do Benfica. Eu acredito que uma preocupação de Bruno Lage neste verão será criar um sistema alternativo ao 4-4-2 actual, que contará com extremos mais encostados à linha. Nesse sentido, Salvio e Jota têm lugares garantidos. Ambos são extremos muito desequilibradores. Jota pode explodir na próxima temporada. Estes quatro parecem-me ter o lugar assegurado. Zivkovic nunca contou para Bruno Lage deve sair. A partir daqui muita coisa pode acontecer. Franco Cervi está longe de me encher as medidas, mas a verdade é que foi recorrentemente uma opção para Lage e pode ficar. Caio Lucas assenta bastante bem naquela ideia de termos um sistema alternativo. Seria um bom reforço. Há ainda Chris Willock na equipa B que também calharia bem. Acredito que só fiquem 5 jogadores, eventualmente 6 se Chiquinho ficar definitivamente a lutar pelo lugar de Félix ou de médio centro. Dada a quantidade de jogadores disponíveis, não acredito que acabemos por ir ao mercado por um extremo.

Avançados (4/5) - Jonas, João Félix, Haris Seferovic, Heriberto Tavares (ex-Moreirense)/Jhonder Cadiz (ex-Setúbal) e Contratação
Jogadores Apontados: Jhonder Cadiz (ex-Setúbal), Raúl de Tomas (Rayo Vallecano) e Dyego Sousa (Sp. Braga)
João Félix e Haris Seferovic, a menos que alguém bata a nota, serão os titulares do Benfica na próxima temporada. Jonas disse no programa da manhã da TVI que vai voltar depois das férias. Temos também Chiquinho e Rafa que podem vir a fazer a posição de Félix. Há pelo menos uma vaga no plantel. É a alternativa a Haris Seferovic Raúl de Tomas é um craque. Não é tão físico como o Seferovic, mas é mais móvel, capaz de rematar com os dois pés - aliás durante imenso tempo acreditei que fosse esquerdino - e sabe finalizar também de cabeça. É muito completo. Seria uma boa alternativa ao suíço. Mas tenho as minhas dúvidas que o Benfica seja capaz de pagar o que o Real Madrid deverá pedir. É jogador para custar 25M ou mais. Já Dyego Sousa tem as suas vantagens. É mais barato, é mais físico que Seferovic, mas também finaliza bem com os dois pés, é muito forte no jogo aéreo, sabe receber a bola e acima de tudo, está bem adaptado ao Campeonato Português. Poderia não render muito financeiramente no futuro, mas era jogador para garantir 20-25 golos durante 3-4 épocas. Não seria um mau reforço. Dependendo do posicionamento do Chiquinho, vejo outro jogador a entrar aqui. Um jogador que se tem falado pouco, mas também fez uma boa temporada é o Heriberto Tavares. Para mim seria a alternativa perfeita ao João Félix. É um jogador rápido e muito forte tecnicamente, e que começa a mostrar alguma evolução na dimensão táctica do jogo, que me parecia o principal problema na equipa B. Alternativamente, Jhonder Cadiz do Setúbal tem sido apontado. É outro jogador móvel e muito forte tecnicamente que se poderia encaixar aqui. 

Em suma, só acredito em investidas no mercado por um guarda-redes e um ou dois pontas de lança. Caso Grimaldo saia ou caso Ebuehi não convença, poderemos ir ao mercado por um lateral esquerdo e/ou um lateral direito. Todas as outras posições estão bem definidas neste momento e com profundidade com qualidade na equipa B. Não faria sentido investir."

2 comentários:

  1. o gedson tem tudo para ser um talisca na posicao do felix. o jogo em casa com o frankfurt deu boas pistas nesse sentido. tem mobilidade suficiente, transporte de bola, tecnica e remate de meia distancia.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!