Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Os homens do título: Rúben Dias, o defesa que caminha para xerife

"Não há defesa no Benfica com tantas acções defensivas e na Europa só há nove jogadores com melhor percentagem de tentativas de desarme completas. Eis Rúben Dias.

Muitos lhe criticam o ímpeto, a dureza, por mais intermitente que ela seja, as vezes em que se precipita, próprio talvez das guelras e da vontade indómita de quem é ainda jovem. Mas o certo é que, aos 22 anos, Rúben Dias já vai na segunda temporada completa no eixo da defesa do Benfica, com a presença em campo de quem caminha para xerife, com a aura da tal mística que o clube e seus dirigente tanto apregoam, com o carimbo de futuro capitão, isto se entretanto não chegar alguém com um cheque bem chorudo que o leve para outras paragens.
E posto isto, não há defesa do Benfica que tenha tido tantas acções defensivas no 1.º terço do terreno - que para um defesa é o terço que interessa - como Rúben Dias. No total foram 177, às quais o central mais utilizado tanto por Rui Vitória como por Bruno Lage juntou ainda mais 33 ações no terço intermédio e cinco já no último terço do terreno.
Com um total de 44 desarmes, 32 deles completos, ao longo da temporada, Rúben Dias destaca-se até na Europa neste particular: é o 10.º jogador dos principais campeonatos europeus em percentagem de tentativas de desarme completas, com 89,8% de acções bem sucedidas. A tudo isto, o central titular da Selecção Nacional juntou ainda 30 intercepções, 14 bloqueios de remate, cinco bloqueios de cruzamentos e 14 bloqueios de passe.
Nas 34 jornadas do campeonato (Rúben Dias participou em 32 delas, somando 2866 minutos), o defesa fez 108 alívios, 53 deles cabeça e 85 deles dentro da área, além de ter provocado 24 foras de jogo a adversários.
Rúben Dias fez valer também o seu 1,87m para ganhar 63,6% dos duelos aéreos defensivos e recuperou a posse de bola 149 vezes. Amarelos foram 10 e marcou ainda três golos em 21 remates, os três de cabeça, frente a Sporting, Nacional e Sp. Braga. Deu também uma assistência para golo.
Não terá sido ainda o ano da definitiva maturidade de Rúben Dias, que ainda tem por onde crescer, mas a sua influência no onze titular do Benfica é inegável, não só pelo que joga mas também pelo que manda - e quem tem 11 anos de casa pode já dar-se ao luxo de mandar qualquer coisinha."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!