Últimas indefectivações

terça-feira, 30 de abril de 2019

Auditoria ao Sporting

"Foi elaborado um relatório relacionado com a auditoria de gestão efectuada sobre determinadas operações realizadas pelas entidades do universo Sporting (Sporting Clube de Portugal, Sporting SAD, Sporting SGPS, Sporting Comunicação e Plataformas, Fundação Sporting, Sporting Multimédia, SA, Sporting Seguros, Lda), no período compreendido entre 1 de Julho de 2013 a 30 de Junho de 2018. Contratos com fornecedores:
MGRA (serviços jurídicos)
- No período em apreço, a MGRA prestou serviços jurídicos ao grupo Sporting no total de cerca de 1500000 euros (no âmbito de uma permuta). A informação disponível relacionada com o processo de selecção desta entidade, validação dos serviços prestados e montantes facturados, natureza e momento em que foram prestados evidencia deficiências de documentação de suporte relevante. Estas situações não nos permitem concluir quanto à razoabilidade natureza/elegibilidade e indispensabilidade de todos os gastos incorridos com esta entidade.
SigmaTrust (serviços de assessoria financeira)
- No período em apreço a Sigma Trust facturou à Sporting SAD no total de 50000 euros. Os termos do contrato celebrado com aquela entidade admitiam a possibilidade de um success fee (1000000 euros) e honorários fixos mensais (25000 euros), que consideramos não estarem razoavelmente alinhados com as práticas normais de mercado para contratos similares, sendo de admitir que seria possível de acordar um contrato alternativo com cláusulas que melhor defendam os interesse da Sporting SAD.
YoungNetwork (serviços de comunicação e marketing)
- No período em apreço, esta entidade prestou serviços de comunicação e marketing, no total de cerca de 2000000 euros, o que inclui serviços manifestamente intangíveis, nomeadamente assessoria ao presidente e administração/direcção, na área de comunicação e marketing. Durante o nosso trabalho, não obtivemos evidência suficiente de que a Sporting SAD (Departamento de Marketing e Comunicação) tenha validado que estes serviços foram efectivamente prestados na sua plenitude.
Pedro Henriques Unipessoal, Lda
- No período em apreço, esta entidade terá prestado serviços de formação e assessoria na área da arbitragem e outras relacionadas, no total de cerca de 50000 euros. Durante o nosso trabalho, não obtivemos informação relevantes que evidencie que esta entidade tenha prestado aqueles serviços.
Marcos Acuña
- A Sporting SAD celebrou um contrato de aquisição dos direitos económicos e desportivos deste jogador, pelo montante de cerca de 6285000 euros.
Adicionalmente, celebrou também um outro contrato com o Racing, relacionado com a aquisição de direitos de preferência de jogadores e a realização de um jogo amigável, no montante de cerca de 3300000 euros. Durante o nosso trabalho não obtivemos evidência de que a Sporting SAD, tenha exercido estes direitos, nem os motivos pelos quais os não exerceu. Fomos informados pela Sporting SAD de que este segundo contrato, em substância, corresponde a um valor adicional de aquisição do passe de Acuña, tendo sido uma imposição do Racing, para obter um melhor planeamento fiscal daquela entidade.
Recomendamos a análise destes contratos e que se avalie a possibilidade/interesse em se exercer aqueles direitos.
Alan Ruiz e irmão
- A Sporting SAD celebrou dois contratos de trabalho, um com o jogador Alan Ruiz e outro com o seu irmão nos montantes anuais de 1750000 euros e 250000 euros, respectivamente. Fomos informados pela Direcção Jurídica de que o contrato celebrado com o irmão de Alan Ruiz apenas foi efectuado por solicitação deste, não havendo qualquer interesse por parte da Sporting SAD na performance desportiva do irmão, tendo este sido emprestado a um clube nacional de um escalão secundário.
Remuneração da equipa técnica de futebol
- A análise de benchmark efectuada aos níveis de remuneração dos 10 treinadores mais bem pagos a nível mundial e dos treinadores dos dois principais clubes rivais nacionais evidencia que, nos últimos 3 anos do período em apreço, a remuneração do treinador principal da equipa de futebol profissional da Sporting SAD está no quartil mais elevado e, significativamente, acima das remunerações praticadas por aqueles dois clubes rivais.
Scouting
- No período em apreço, os gastos de scouting ascenderam a cerca de 3426000 euros. As deficiências identificadas na área de scouting (ausência de contratos, contratos não assinados, ausência de relatórios, relatórios informais, não assinados e não identificados/detalhados, bem como gastos de outra natureza classificados como scouting, etc.), não nos permitem concluir se todos os gastos de scouting são razoáveis, elegíveis e indispensáveis. De entre destas situações destacamos as relacionadas com a SoccerFuture, LegacyPrime, Playmaker e o Batuque.
Direitos de imagem
- A Sporting SAD celebrou contratos no âmbito dos quais pagou a uma terceira entidade 'direitos de imagem', relacionados com os jogadores Schellotto, Brian Ruiz, Jonathan Silva, Everton, Edinaldo, Montero e Heldon. De acordo com informações obtidas da Sporting SAD, aqueles montantes são efectivamente componentes da remuneração daqueles jogadores. Tanto quanto é do nosso conhecimento, no período em apreço, a Sporting SAD não usufruiu de quaisquer proveitos decorrentes da exploração daqueles direitos. Entendemos que existe o risco de a administração fiscal considerar que aqueles montantes, em substância, são parte da remuneração daqueles jogadores (risco em sede de IRS e Segurança Social).
Playmaker Sport SAD
- Em 21 de Setembro de 2013, a Sporting SAD celebrou um contrato com a Playmaker Sport Managament SA, no montante de 140000 euros, relacionado com a prestação de serviços de consultadoria desportiva (sobre o mercado do Paraguai). Até à data deste relatório, não obtivemos informação suficiente sobre a efectiva natureza deste serviço, pelo que não nos é possível concluir sobre a razoabilidade, elegibilidade e indispensabilidade deste gasto.
E a cereja no topo do bolo:
Movimentos de caixa
- No período em apreço, o Sporting Clube manteve, por períodos muito alargados, montantes de numerário significativos (que chegaram a ultrapassar 1000000 euros) sem serem depositados em bancos. Este procedimento dificulta significativamente o controlo de tesouraria e proporciona o seu uso indevido.
O contrato com a Sigma foi assinado pela Administração da Sporting SAD e por Ricardo Moraldi e Jorge Cunha, em representação da SIGMA. Entre outras, Ricardo Moraldi tem domicílio em Val Saint Croix, 223, no Luxemburgo. A célebre Sojifa de Vale Azevedo, quando mudou o nome para Sipor Holding, passou a ter sede no 223, de Val de Saint Croix!
Palavras para quê?!"

Pragal Colaço, in O Benfica

4 comentários:

  1. O Dr.Pragal Colaço tem feito um trabalho titanesco para apurar e explicar as contas do sporting. Imagino que essa tarefa deve ter sido bem esgotante. As recentes Direções do sporting ( fazem alarde disso…), IGNORAM COMPLETAMENTE tudo o que venha de Benfiquistas, e até gozam com a situação. As contas(?)desse clube, sabem-no os mais atentos, mais dizem respeito á Polícia Económica e a CMVM. Foram encontradas práticas de CORRUPÇÃO praticada por esse clube . Houve incomprimento no pagamento de DOIS empréstimos obrigacionistas, desrespeitando as Leis da CMVM. O principal accionista é acusado de ter ficado com uns 400 milhões do BESA de Angola, que supostamente transitaram pela Guiné Equatorial, país que teve a honra da visita de bruno de carvalho . Não se nota abrandamento nos gastos do Clube, antes pelo contrário , a opulência está á vista de todos com os gastos e aquisições acontinuarem...enfim, bem á Portuguesa, nada é investigado. Ainda ontem , durante a comemoração da conquista do título europeu de Futsal , foram longe demais nos enxovalhos ao Benfica, que não era para ali chamado : tudo dito e feito na presença de crianças . Não seria de admirar que, um destes dias, se inaugure em Avalade,( numa área que ainda não esteja empenhada…), uma "Escola de anti-Benfiquismo Primário", imitando o que foram as "juventudes hitlerianas"...!!! Tais factos , são conhecidos da FPF, da Liga e de quem, no Governo, dirige o Desporto em Portugal. Pergunta-se : o que faz correr o Dr. Pragal Colaço ? O masoquismo puro e simples ou a auto-flagelação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu olhas para o que se passa no Sporting, mas nunca te interessaste por o que se tem passado no teu clube!

      Como diria o outro, FALA O ROTO DO MAL REMENDADO!...

      Eliminar
  2. Muito importante o trabalho de Pragal Colaço na denúncia da gestão bruno que os mérdia e as autoridades teimam em ignorar!

    São quase 10 M de € de gastos muito duvidosos com fugas descaradas aos impostos, gestão danosa mais do que evidente e 1M de € em caixa p'ró Cashball...

    Isto a juntar ao escândalo dos empréstimos obrigacionistas e às comissões nas transferências...

    Se fosse o Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cashball foi uma invenção do gabinete de crise do teu clube, com a colaboração do teu ex-presidente ladrão de camiões, com a especialista de vodka tania laranjo, condenado por várias vezes por conduzir alcoólica.

      Se duvidas posso-te transcrever aqui os diálogos telefónicos que fazem parte do processo, entre ela , o acusador e o seu advogado. E tudo em troca de 30 mil euros, como o desgraçadito confirmou à PJ.

      O processo continua, agora contra o denunciante e o Sporting está atento!

      Não me admira nada que o vosso querido orelhas seja um dos acusados no processo. A ver vamos...

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!