Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de abril de 2018

E de repente!...

"SCP: e agora, após máxima frustração? FCP: futebol músculo fez ricochete? SLB: faltam testes de 'estofo'. E críticos decidam-se: 4-3-3, ou Jiménez titular...

Inesperada, ou não tanto, brusca reviravolta. Sporting afundou-se )3.ª derrota; e esta, em Braga, num dia D). FC Porto estatelou-se (de invicto para 2 desaires a fio como visitante). E eis, neste louco sprint, o Benfica - que acabara metade da época com indigestão de fiascos na Champions, na Taça de Portugal e na Taça da Liga! - assumindo liderança; logo, aproximando-se do grande objectivo penta que há muito parecia mera quimera.
A 6 passadas da meta, espectacular reviravolta, a qual, frise-se, ainda pode ter contra reviravolta... (no despique de topo, já sem Sporting). Para além de viagens, curtinhas, a Setúbal e ao Estoril (Benfica), bem como, potencialmente mais complexas, ao Funchal e a Guimarães (FC Porto), haverá, com foros de cruciais, Benfica - FC Porto e... Sporting-Benfica (este foi, há um ano, a derradeira grande aposta portista...; falhada).
Que campeonato! Faltando tão pouco, ainda tem muito para dar!

Sporting. Já não depende só de si próprio... nem sequer para chegada no 2.º lugar (hipótese de acesso ao dinheirão da Champions). Precisa de mais nenhuma derrapagem ter, incluindo ganhar ao Benfica, se averbar êxito nas intensas súplicas por vitória do FC Porto na Luz. E tem o SC Braga à perna, à mínima distância, num impensável duelo pela 3.ª posição (Sporting terá de ir ao Restelo, a Portimão e ao Funchal; SC Braga pior um pouco...: visitará Feirense, P. Ferreira, Belenenses e Rio Ave).
Ao 5.ª ano de Bruno de Carvalho e ao 3.º de Jorge Jesus, ainda não será desta Sporting campeão... Numa época de enorme investimento, tipo vai ou racha, quando FC Porto e Benfica muitíssimo desinvestiram... Máxima frustração!
Conquista da Taça da Liga - sem brilho, nos desempates por pontapés de grande penalidade, perante FC Porto e até na final com V. Setúbal - nada limpará, se o saldo de tão anunciada e naturalíssima ambição for esse êxito... único. Restam Liga Europa - depois de estupendo brindes nos sorteios, Astana e Plzen, eis a grande fava: Atlético de Madrid, cuja ultrapassagem terá de começar esta noite - e outro tudo por tudo: impor-se ao FC Porto na segunda mão rumo à final no Jamor. Ou seja: de algum modo salvar a época, fugindo a bis de rotundo fiasco (na época anterior, 3.º lugar e duros fracassos na Europa e nas Taças nacionais), está por fiozinho. Porquê? Talvez presidente e treinador venham a debater, entre eles e profundamente, sequelas de guerras contra tudo e mais alguma coisa, provocando o oposto de estabilidade...

FC Porto. O seu futebol músculo, tão empolgante quando desgastante, conhece crise. Paradoxal isso acontece quando saiu da Champions. A tese do plantel curto não pega (o plantel válido do Benfica não é mais amplo, quiça pelo contrário, e o FC Porto fez 4 aquisições em Janeiro, contra zero na Luz). Lesões e quebras de forma, sim. Tremenda a ausência de Marega (pior do que a de Danilo). Mas no Dragão existe o luxo de mais 3 pontas de lança: Soares, Aboubakar, Gonçalo Paciência (também Waris?). Futebol músculo, demolidor de adversários, faz ricochete contra si próprio?

Benfica. Pé ante pé, animicamente resistindo ao maremoto de fiascos e dando-lhe a volta para se concentrar no objectivo n.º 1, ei-lo de regresso. Mas terá bicos-de-obra. Precisa de vencer em Setúbal imediatamente antes de enfrentar jogo chave: só batendo o FC Porto na Luz (aí veremos quem tem mais estofo de campeão) poderá ir tranquilamente a Alvalade num dia de potencial fúria sportinguista.
Não resisto a comentar recentes críticas a Rui Vitória por Jiménez não ser titular. Curioso: partem exactamente de quem, com veemência, criticou grande atraso na mudança de 4-4-2 (o sistema que até deu rajada de 4 títulos) para 4-3-3 (o sistema que, de facto, recuperou equilíbrio/capacidade competitiva - possível quando Krovinovic saiu de longa baixa clínica, e, de seguida, com surpreendente adaptação de Zivkovic de extremo para médio esquerdo).
Embirrar com treinadores até pode ser mentalidade, mas... decidam-se! Jiménez sempre ao lado de Jonas? Ok. Ou como, afinal, 4-4-2 é que tem de ser... Não conheço é 4-3-3 com dois pontas de lança... Façam obséquio: decidam-se! Antes de isto acabar. Depois, será facílimo."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!