Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Devemos aprender com a Champions

"Um olhar atento por estes últimos jogos da Champions. Ver jogar Juventus, Real Madrid, Bayern, Atlético, até o próprio Mónaco. Uma conclusão: falta intensidade competitiva, em todos os momentos do jogo, na acção de ataque e, sobretudo, na acção defensiva às principais equipas portuguesas.
Houve um tempo em que os célebres trinta metros que faltavam ao futebol português nos distanciavam quilómetros das melhores equipas europeias, agora falta-nos intensidade. Claro que há momentos de jogo intensos no futebol nacional, mas a intensidade é intermitente, falta acção constante a ritmo elevado e falta ter a noção de que é preciso mudar a ideia de que a defesa posicional e a marcação tradicional do espaço é suficiente.
Não ponho em causa a qualidade dos treinadores portugueses - era só o que faltava. Ponho em dúvida se pelo facto do futebol, em Portugal, ser tão desequilibrado, se as principais equipas não se viciaram num futebol de picos de ritmo e de intensidade, mas sem uma entrada constante ao jogo, muito especialmente quando a missão é procurar e conquistar a bola.
Por cá, procura-se a bola com paciência dos que esperam pelo erro, em especial, nas zonas de construção do adversário, mas já não é assim. A resposta adequada ao jogo deve ser precisamente o contrário, ou seja, a impaciência em ganhar a bola.
Os grandes jogos, com grandes equipas decidem-se, evidentemente, com jogadores de excepção, como Ronaldo, mas os jogadores que desequilibram são os que mais precisam de equipas consistentes e que fazem os 90 minutos em constante aceleração."

Vìtor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. "Claro que há momentos de jogo intensos no futebol nacional, mas a intensidade é intermitente" e, apenas, nos jogos contra o Benfica...

    "Esqueceu-se", o Sr. Director de Abola, de falar dos momentos de (des)intensidade q surgem c/ frequência qd o opositor veste de azulebranco ou qd se tratou do spiting Clube de Portugal ou do Braga, apenas e só qd estes clubes podiam roubar o Campeonato ao Benfica...

    História c/ + de 40 anos, constituindo-se como 1 dos + fortes tentáculos do polvo mafioso do fócuporco, mantendo-se bem vivo na actualidade, sp bem lavado pelos mérdia nacionais, incondicionalmente anti-Benfca - na última jornada, enquanto os briosos jogadores de Moreira espumavam de raiva para roubar 2 pontitos ao Glorioso, o Belenenses entrava no ladrão s/ 3 dos principais titulares, por sinal os q poderiam enganar-se e marcar algum golito...

    Tudo normal, "perfeitamente normal"...
    FranciscoB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!