Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A senhora e os lacaios

"1. Há mais de vinte anos que se instituiu nos jornais e nas televisões a moda do PIM-PAN-PUM. Escolhem-se mais ou menos a dedo (e são quase sempre os mesmos) meia dúzia de figurinhas menores da sociedade que, agitando um canudo de médico, de advogado ou de director de «jornal de referência», se sujeitam a gritar como carroceiros, a insultar-se como frequentadores de tabernas a cuspir banalidades em defesa do seu clube em troca de belas maquias.

2. É triste o PIM-PAM-PUM escalamistrados adeptos de Benfica, Sporting e FC Porto (por esta ordem só porque o Pum encaixa por razões históricas recentes melhor ao respeitável clube nortenho), mas reconheça-se que ao que toca aos adeptos do PUM há uma directiva que os faz escrever e dizer ao mesmo tempo precisamente as mesmas coisas, algo que dá destaque à sua vontade de serem obedientes.

3. A Velha Senhora defrontou o Benfica e não faltou quem quisesse comparar um com o outro, embora o Benfica não tenha equipamentos às riscas nem se tenha envolvido num sem fim de escândalos e tranquibérnias como a velhinha italiana, seu treinador e muitos dos seus dirigentes.

4. E a rapaziada do PUM escandalizou-se em matilha: «Ah! Também nos quiseram fazer descer de divisão! E tirar-nos da Europa! Sevandijas! Gente de pouca fé!» Pois... A Juventus equipa às riscas e vive envolta em trampolinices. Mas em Itália a Justiça funciona e não há herculanos. Uma com maiúscula, os outros com minúsculas."

Afonso de Melo, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!