Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Urge mais Benfica

"Seis jornadas apenas e os dados estão lançados. Lançados e reforçados. Há um Benfica convincente? Não há, não houve ainda. Há um FC Porto convincente? Não há, não houve ainda. Cinco pontos de diferença? Este FC Porto vale essa vantagem relativamente a este Benfica? Não vale.
Valem, como disse o presidente, Luís Filipe Vieira, desastrosos desempenhos das equipas de arbitragem. Houve, até agora, algum jogo com benefício do Benfica? Não houve. Houve, isso sim, quatro penáltis por marcar e dois golos sofridos, com influência nos desfechos, consabidamente irregulares. E o FC Porto? Sempre favorecido. No Estoril, a grande-penalidade foi falsa? E não teria que ser expulso o central argentino da equipa, quando o despique estava ainda na fase inicial?
O Benfica está ainda longe de ser persuasivo, está aquém das expectativas. Vieira também o disse, sem quaisquer pruridos ou reservas mentais. Ainda assim, a luta afigura-se desigual. A proteção ao emblema azul, em detrimento do Benfica, pode decidir a conquista da Liga. Pedro Proença, na última ronda, mais uma vez, empurrou a turma nortenha para o triunfo. A batota é inadmissível. Mitiga a angústia benfiquista? De certa maneira, ainda que reforce o espírito de indignação. Só que o colectivo tem que jogar mais. Jogar mais e melhor do que produziu frente ao Belenenses. Vai consegui-lo? Só pode. E, nessa altura, as críticas à arbitragem terão ainda mais assentimento, terão outra razão, terão maior justeza.
A urgência de mais Benfica caminha de mão dada com a urgência de equidade nas arbitragens. Temos que fazer melhor o trabalho de casa para vencermos, com nota elevada, o exame a este apito deplorável."

João Malheiro, in O Benfica

1 comentário:

  1. "Seis jornadas apenas e os dados já estão lançados" - Aparentemente existe uma tendência arbitral ou será mesmo uma competição viciada. Dos últimos treinadores, Jorge Jesus foi o único capaz de ter um rendimento superior ao F.C. Porto NAQUILO QUE DEPENDE OBJETIVAMENTE DE UM TREINADOR, mas tal não foi suficiente para ficar com títulos.

    Será que algum outro treinador, mesmo os grandes Mourinho ou Guardiola seriam capazes de reverte os 22 pontos que o F.C. Porto acrescentou a mais diretamente com as decisões arbitrais e assim conseguir mais títulos para o Benfica nestes últimos 4 anos?

    Quando somamos todos os pontos "limpos" das decisões arbitrais, ou seja aqueles que foram CONQUISTADOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA DIRETA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI E ANTES DE UMA EXPULSÃO, NOS 120 JOGOS O BENFICA TERIA CONQUISTADO 279 PONTOS E O F.C. PORTO 277 PONTOS DOS 360 POSSÍVEIS.

    Deixo aqui alguns dados estatísticos que deve conhecer para compreender as condições em que se disputa o titulo de modo a conhecerem a principal razão pela qual Jorge Jesus não ganhou mais títulos:

    - Nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem o efeito direto de um último golo de penalti o Benfica e o F.C. Porto nos últimos 4 épocas tiveram um rendimento desportivo tão superior aos seus adversários no campeonato português ao ponto de terem conseguido conquistar pelo seu próprio mérito 77% dos pontos em disputa nos 120 jogos, ou seja 279 pontos e 277 pontos respetivamente. Dificilmente algum outro treinador conseguirá alguma vez acumular mais de 84% dos pontos em disputa em 120 jogos sem o efeito de pontos acrescentado diretamente com influência arbitral.

    - Infelizmente para o Jorge Jesus o seu rival beneficiou mais das decisões arbitrais que diretamente deram pontos, de tal forma que acabou acrescentado diretamente com as decisões arbitrais (penalti e expulsões) mais 22 pontos que o Benfica. Como facilmente se compreende os pontos acrescentados com um último golo de penalti e em superioridade numérica dependem diretamente duma decisão arbitral, e claramente o Jorge jesus não consegue ter qualquer influência nesta enorme diferença, dai que não deva ser responsabilizado por ter feito menos 22 pontos com influência arbitral que o seu rival. Essa responsabilidade indiscutivelmente só pode ser imputada a arbitragem, pois é uma diferença demasiado grande entre duas equipas que revelaram competências muito iguais em conquistar pontos independentes da influência arbitral, ou seja, se não houvessem alterações pontuais diretamente dependentes de decisões arbitrais.


    O rendimento das equipas no nosso campeonato é altamente influenciado pelas decisões arbitrais relevantes (Penalti e Expulsões). NESTAS ÚLTIMAS 4 ÉPOCAS OFICIALMENTE O BENFICA ACABOU ACUMULANDO 285 PONTOS, OU SEJA 2,1% DOS SEUS PONTOS GANHOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL ENQUANTO QUE O F.C. PORTO ACABOU ACUMULANDO 305 PONTOS, OU SEJA 9,2% DOS SEUS PONTOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL.

    Podem consultar estes e outros dados estatísticos reveladores no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!