Últimas indefectivações

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Obrigado, Eusébio

"Esta foi a semana do Eusébio. Só podia ser a semana do Eusébio. O aniversário do Eusébio, para mais o seu septuagésimo, só podia ser o destaque da semana, só podia colorir a semana informativa. O aniversário do Eusébio, para mais depois de duas hospitalizações consecutivas, só podia ser o relevo da semana, só podia colorir a semana emocional!

Quis participar na semana do Eusébio. Participo em todas as semanas do Eusébio, mas esta foi ma semana especial. Escrevo muito sobre o Eusébio, escrevo sempre sobre o Eusébio, mas esta semana com mais diletantismo, mais militância, mais prazer.

'O menino Eusébio, há meio século, chegou a Lisboa. Pouco mais que bebé, já injectado de benfiquismo pelo popular Zé das Barbas do Ponte da Barca, havia um João, que não sabia ainda que era Malheiro, mas logo ficou fascinado pelo seu novo ídolo. A aptitude emocional prosseguiu, até recrudesceu. Eusébio deleitava tudo e todos. Era hipnose, era rajada, era batuta, era sedução. Era o que os outros não eram, o que os outros não conseguiam ser. Era um deus da bola.

Anos volvidos, para aí duas décadas, a cumplicidade entre nós começou, também recrudesceu. Tantas e tantas horas de convívio, tantas e tantas horas de confidências, tantas e tantas partilhas. Mais emoções, algumas fúrias, sempre sintonias. Agora, Eusébio tem setenta anos. Ele diviniza a palavra saudade, ele é lenda, ele é mito. Agora, Eusébio tem setenta anos? É porque está ainda mais próximo da imortalidade."


João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!