Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Mexer é prevenir!


"O cancro é muitas vezes silencioso e matreiro. Felizmente, a ciência trouxe a medicina a um ponto em que o diagnóstico já não é uma sentença fatal e incontornável, mas, quando mais cedo se detesta, mais eficazes são os tratamentos.
Por isso, antes de chegar à clínica, aposta-se cada vez mais no diagnóstico precoce, mas é na prevenção que reside a grande arma de combate a este flagelo universal. É que o cancro, mas suas múltiplas formas, se ainda encontra tantas vezes como resistir aos tratamentos, ou como dissimular-se aos diagnósticos por mais precoces que sejam, tem grandes dificuldades em medrar sobre estilos de vida saudáveis.
Saber comer e beber, bem e com moderação, monitorizar o corpo e atentar nos sinais que nos dá, não fumar nem consumir drogas, é meio caminho andado. Mas não chega! A outra metade vem de uma vida fisicamente ativa e de uma boa higiene mental. Tudo isto adequado à idade de cada pessoa e às suas caraterísticas individuais, valorizando os seus limites, numa abordagem equilibrada aos hábitos do dia a dia.
Para o desenvolvimento de cancros contribuem ainda fatores genéticos. Estes existirão sempre e não podem ser evitados, assim como a exposição a riscos externos, que devem ser conhecidos e mitigados, mas um estilo de vida reduz consideravelmente a probabilidade do seu aparecimento.
Por tudo isto, diz quem sabe, mexer contra o cancro é uma prioridade!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!