Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de março de 2023

O nosso melhor amigo


"1. Francisca Nazareth. 'Hoje faz anos o meu melhor amigo'. Foi esta a deliciosa maneira que a nossa futebolista encontrou para desejar em feliz 119.º aniversário ao Sport Lisboa e Benfica. Começou por escrevê-lo na manhã do dia 28 de Fevereiro nas redes sociais. 'Hoje faz anos o meu melhor amigo'. À noite foi chamada ao palco no decorrer da Gala Cosme Damião para receber o prémio correspondente à excelência que exibe em campo, e, no indispensável discurso de agradecimento, foram outra vez estas as suas primeiras palavras. 'Hoje faz anos o meu melhor amigo'. E só por isto merecia ter recebido um segundo prémio na mesma noite.

2. É assim mesmo, Francisca Nazareth. O nosso melhor amigo é o Benfica. Como explicar isto a terceiros? É impossível, não tem explicação, nem percam tempo. Como explicar isto aos benfiquistas? Também não é preciso. É um dado adquirido.

3. Foi muito bonita a festa dos 119 anos do nosso clube. Não faltou nada. E não faltou nem um bocado de Benfica ao aniversário do Benfica. Também não faltaram lágrimas. Mas lágrimas das boas. Cristina Chalana, Mariana Chalana, Humberto Coelho e Arnaldo Teixeira, a culpa foi vossa. Também não faltaram risos. Neste caso, Fernando Pimenta, a culpa foi sua.

4. Duas 'malas' de João Mário - uma primeira 'mala' de bola corrida, uma segunda 'mala' de grande penalidade - resolveram a favor do Benfica a difícil, dificílima, deslocação ao campo do Vizela. Ficou, assim, o resultado em 2-0 a favor da equipa visitante, a nossa. Quanto ao resumo dos acontecimentos, fê-lo o nosso treinador dizendo que o Benfica ainda não tinha tido um jogo 'assim', o que é verdade, e que, ainda segundo Roger Schmidt, é muito importante que a equipa vença estes jogos 'assim' até ao fim do campeonato, o que não só é verdade como é obrigatório.

5. O que é um jogo 'assim'? É qualquer jogo que o Benfica vença sem jogar bem, que foi, justamente, o que aconteceu em Vizela. É um jogo em que o adversário jura a si próprio que os propósitos do Benfica 'não passarão' aconteça o que acontecer. Porquê? Ora, porque há jogos 'assim'. Como jogar bem em jogos 'assim'?

6. Bancadas em ebulição vociferando contra as nossas cores, jogadores adversários em ebulição clamando por faltas a cada lance. Na luta pela definição do campeão de 2022/2023, o Benfica vai deparar-se com muitos jogos 'assim'. Que ninguém se assuste. jogar mal e ganhar bem é uma das alegrias do futebol.

7. 28 de fevereiro de 1904. 28 de fevereiro de 2023. O Benfica é maravilhoso. Benditos sejam os homens que o fizeram."

Leonor Pinhão, in O Benfica

1 comentário:

  1. Adoro os artigos de LEONOR PINHÃO!!!!!! Grande benfiquista!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!