Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A palavra de Rui Costa


"O presidente prometeu e cumpriu

Há algumas semanas, quando ainda estávamos no defeso, comentei que Rui Costa ainda estava no início da sua caminhada como presidente do maior clube de Portugal, e por isso não poderia – pelo menos justamente – ser criticado. Algumas semanas volvidas e já se pode até elogiá-lo, quanto mais não seja por ter cumprido o que prometeu o ano passado.
Terminei o artigo sobre o presidente com a expressão “tem a palavra Rui Costa”, e no passado dia 9, chegaram essas palavras. Esta explicação sobre as ações neste mercado de transferências, foi muito positiva e trouxe alguns pontos à estrutura encarnada, pela transparência e consideração que a mesma demonstrou.
Tudo me pareceu feito para que os benfiquistas percebessem o porquê das escolhas tomadas e dos caminhos escolhidos. Foi também, e tem de continuar a ser, dada muita importância à manutenção da mística do Benfica.
A aposta cada vez maior na formação da casa, e a preocupação em manter esses jogadores o maior tempo possível no clube foi uma das premissas e a vinda de um treinador como Roger Schmidt também teve muito que ver com essa questão.
É importante que todos os departamentos falem a mesma língua e sintam o mesmo, para que juntos sigam a mesma direção, algo que não se tem visto nos últimos anos. Para isso também foi importante que esta explicação tenha sido no canal do clube.
A abertura a um canal isento, iria dar azo a que perguntas incómodas e fora do contexto, fossem colocadas, e iria gerar situações que não eram de todo o objetivo desta ação. Sendo na BTV manteve-se a harmonia e o espírito que se queria criar. Muito bem conseguido.
A naturalidade e asserto com que o presidente se apresentou nesta entrevista é de saudar. A forma como explicou os casos mais complicados, os motivos das saídas e o critério das entradas, foi na minha opinião, como tinha de ser.
O respeito esteve sempre presente, como mostraram as palavras sobre os jogadores que abandonaram o clube ou por exemplo a expressão “não houve limpeza no Benfica, porque os jogadores não são lixo”, e isso é ouro.
De realçar também as palavras de agradecimento a Lourenço Coelho pela forma como dirige o departamento de futebol e a surpreendente revelação sobre Rui Pedro Braz, a quem adjetivou de peça-chave neste mercado, o que contraria o que muito se disse sobre o seu papel no Benfica. Também aqui, Rui Costa foi grande.
Concluindo, e após várias vendas com objetivo de poupar em salários e contratações com critério, é unânime que o Benfica realizou um excelente mercado.
Na minha opinião, este é o plantel mais coeso, forte e homogéneo da liga, mas mais importante que comparar com rivais, é comparar com o que vinha a ser feito nos últimos tempos no clube.
Tendo em conta que é a primeira janela de mercado de verão desta direção, o trabalho foi muito bom, as promessas começam a ser cumpridas e o futuro apresenta-se promissor."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!