Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de agosto de 2022

A velocidade do jogo na acção e não apenas na passada – Yaremchuk entre linhas


"É errado associar a velocidade do jogo unicamente à velocidade do jogador ou da bola. Muito do que torna o jogo veloz tem por base a acção técnico tática. O gesto mais simples do jogo – Passe / Recepção, é o principal catalizador do acelerar ou travar o jogo. Passar para o pé, passar para trás, não é o mesmo de passar para a frente.
Passar para o pé errado, pode atrasar o jogo. É ainda mais a recepção, um dos catalizadores de poder acelerar e enfrentar boas situações numéricas, ou perder toda a vantagem que se ganha após um passe frontal para as costas dos médios adversários.
O avançado ucrâniano do Benfica é uma das maiores desilusões entre as contratações nos últimos tempos. Para um avançado, é “fácil” contornar o estigma do falhanço. É marcar golos. Se Yaremchuk somar golos tudo será perdoado – e se há quem já tenha provado noutras ligas e contextos ser capaz de fazer golos, esse avançado é Yaremchuk. Porém, a desilusão maior prende-se com a falta de qualidade para jogar. Para participar no jogo da sua equipa. Entre Linhas não é apenas um jogador com dificuldades técnicas, mas também alguém que não entende como se posicionar, como receber, como dar seguimento às bolas que lhe chegam. Com Yaremchuk a participar no processo de criação – Isto é, receber a bola de frente para os defesas, e não apenas para finalizar – o Benfica é lento, incapaz de ligar o jogo com perigo e incapaz de ter fluidez nas suas jogadas.
Não é preciso ser-se veloz na passada para dar velocidade ao jogo, mas se na acção técnico-tática, tudo sai errado, o jogo trava, os defesas chegam e o caminho para a baliza adversária fica consecutivamente mais longe."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!