Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Viva o Chalana! Viva!


"1. Adeus, Chalana. Olá, Chalana.
2. Adeus, Chalana, porque se foi embora o nosso 'pequeno genial', felicíssima expressão com que o jornalista José Neves de Sousa o definiu depois de mais uma tarde de glória. Quero acreditar que Chalana chegou ao destino a fintar todos os adversários que encontrou neste seu último caminho até ao incontornável oponente final. Na verdade, ele não fintava os adversários. Ele sentava os adversários. Coitados, para ali ficavam, uns sentados, outros torcidos, outros estendidos a vê-lo passar. Nunca mais se viu disto em nenhum campo de futebol.
3. Olá, Chalana. Agora trata-se da posteridade de Fernando Albino. Está assegurada, posso garantir. O Benfica jamais o esquecerá. Ninguém o esquecerá. Os mais velhos, os que viram jogar, contarão aos mais novos como era. Não é uma tarefa fácil porque faltam palavras para descrever a essência do artista e da sua arte. Viva o Chalana!
4. 'Se houvesse um sketch de conferências, estariam lá as respostas de Schmidt', disse um dia destes uma vedeta do comentário televisivo contemporâneo. A menos que a palavra 'sketch', uma palavra inglesa, tenha mudado de significado, trata-se de mais um momento deste fenómeno da imbecilidade triunfante nos ecrãs de televisão. 'Sketch', de acordo com o mais básico dos dicionários, pode significar o esboço de um desenho, um desenho propriamente dito, uma curta peça ou representação da índole cómica, uma cena num programa de comédia ou, por fim, 'a comical or amusing person or thing', traduzindo à letra, 'uma cómica ou divertida pessoa ou coisa'.
5. Ora, Roger Schmidt, o treinador do Benfica nuca foi surpreendido a fazer desenhos nas suas conversas com os jornalistas, conversas liminarmente técnicas que nem de perto nem de longe se assemelharam alguma vez a peças humorísticas de entretenimento. Resta, portanto, aquela última hipótese que os tradutores consideram como aplicável a 'uma cómica ou divertida pessoa ou coisa'. Mas não. Schmidt tem mostrado ser um sujeito cordial, civilizado no seu contato com os jornalistas portugueses, não foge a assuntos, e o sorriso discreto que exibe frequentemente não pode nem deve ser considerado como atributo de um cómico. Nem, muito menos, é o treinador do Benfica 'uma coisa'.
6. Não é que não abundem 'coisas' por ai. A imbecilidade triunfante, por exemplo.
7. O Benfica cumpriu o seu primeiro objectivo para chegar à Liga dos Campeões. Falta o segundo objectivo, o Dìnamo de Kiev. Mas, agora, o objectivo mais importante chama-se Casa Pia."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!