Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Dérbi secular


"O primeiro jogo entre SL Benfica e Casa Pia AC foi há mais de 100 anos. E o mais recente aconteceu há quase 40. Amanhã, sábado, as  equipas principais de futebol masculino dos dois clubes voltam a encontrar-se. É o regresso de um histórico à principal divisão, e os Gansos vão querer honrar o seu passado. Tudo reunido para um grande e emotivo espectáculo de futebol. Pena é que se realize no Municipal de Leiria e não no Parque de Monsanto. Enquanto não terminam os melhoramentos do Estádio Pina Manique, os vice-campeões da Liga Portugal 2 vão andar com a casa às costas. Rejeitado o Estádio Nacional pela qualidade do relvado, a solução foi Leiria. Mau para os casapianos, bom para os muitos benfiquistas do Centro, que têm uma boa oportunidade para encher as bancadas de um dos estádios-fiasco do Euro 2004.
Foi em 13 de Setembro de 1921 (há mais de 101 anos) o primeiro jogo entre as duas equipas. Contava para o Campeonato de Lisboa, e o nosso adversário ganhou por 2-0. Foi a primeira de 5 vitórias (em 37 jogos para várias competições) frente ao Glorioso. No historial contam-se 7 empates e 25 triunfos do SL Benfica, sendo que o primeiro só em Março de 1925 surgiu (2-0 no Campeonato de Lisboa). O treinador era Cosme Damião, e os golos foram marcados por José Pimenta e Hugo Leitão. E nesse mesmo ano o Casa Pia AC foi convicado para a inauguração do velhinho Campo das Amoreiras, tendo vencido por 1-3.
Já a última partida entre os dois clubes data de Dezembro de 1983, há quase 39 anos. Aconteceu em Pina Manique, com a meia dúzia de golos a ser marcada por Nené(2), Manniche, o verdadeiro (mais 2), e 1 para Carlos Manuel e Stromberg. Nessa vitória por 1-6, jogaram ainda Bento, Pietra, António Bastos Lopes, Álvaro, Shéu, José Luís, Chalana e os suplentes Oliveira e Delgado. O treinador era Sven-Goran Eriksson, o sueco que revolucionou o futebol do SL Benfica e as mentalidades em Portugal.
Não há coincidências, Roger Schmidt e a sua equipa técnica têm tudo para deixar uma marca na história do Clube. Nada melhor do que defrontar um dos mais antigos rivais do Glorioso, que regressar à 1.ª divisão 83 anos depois. E continuar a somar depois de 3 em 3 nos jogos oficiais, com 11 golos marcados e 2 sofridos."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!