Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de julho de 2022

Mulheres à Benfica


"Futebol, basquetebol, futsal, andebol, hóquei em patins e polo aquático. Em todas estas seis modalidades aas equipas femininas do Benfica se sagraram campeãs nacionais. Apenas não vencemos no voleibol e no râguebi (em ambas caímos na meia-final). Nunca outro clube português havia alcançado tamanha proeza numa só temporada.
Não é preciso grande perspicácia para perceber que o desporto feminino tem enorme margem de progressão. Há poucos anos, alguns dos campeonatos mencionados eram quase clandestinos. Hoje já vão sendo seguidos, televisionados e festejados. E num futuro próximo terão o protagonismo que merecem, ou seja, um absoluto paralelismo com as equipas masculinas. No futebol talvez demore um pouco mais. Nas modalidades de pavilhão estou seguro de que está para breve.
O Benfica tem tido, e certamente continuará a ter, um papel preponderante e único na afirmação do desporto feminino em Portugal. A popularidade de que alguns destes campeonatos já desfrutam deve-se à presença (e às vitórias) do nosso clube. As principais atletas vão-se afastando cada vez mais do anonimato de outrora. As nossas e as adversárias, que também se promovem jogando contra o Benfica.
E é muito bonito ver a forma como as diferentes modalidades, se unem pelo clube, apoiando-se umas às outras, ao mesmo tempo que vão enchendo o Museu Cosme Damião de troféus. Caso alguém ainda não saiba o que significa a palavra 'Mística', é só olhar para estas mulheres, para a sua raça, para o seu espírito solidário, e para a entrega à camisola que vestem. Merecem tudo. São Mulheres à Benfica."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!