Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de julho de 2022

Futebol que anda


"Futebol é sempre futebol, e é isso que atrai as pessoas de todas as idades e géneros. Só que, à medida que crescemos, passamos do jogo infantil à prática e desta à condição de adeptos ou mesmo directamente à condição de adeptos sem nunca termos passado do informal jogo de rua para o futebol propriamente dito. Depois dos 50, então, nem uma coisa nem outra na maior parte dos casos. É como se o futebol fosse exclusivo dos jovens e jogar à bola passasse de jogo universal da infância a miragem universal dos adultos que encontraram compensação no consumo do espectáculo desportivo e de todas as manifestações possíveis do futebol. Todas, claro, menos jogar à bola!
Mas o que aconteceria se, em vez de correr, andássemos e se, em vez de riscos para a saúde, aumentássemos a nossa condição de saúde física e mental? Se em vez de sermos vistos como velhos, todos apreciassem o nosso futebol? E se as vitórias fossem celebradas, as participações medalhadas, as conquistas amplamente publicitadas e reconhecidas pela sociedade em geral? Se as mulheres jogassem com os maridos, e se os netos assistissem ao jogo dos avós? Se, em vez de nos sentirmos sozinhos pela perda dos próximos, reconstruíssemos ou alargássemos o nosso mundo de relação, amizade, cooperação e amparo mútuo?
Bom, se fosse assim, o futebol seria bem mais que futebol, e não perderiam nada nem a competição nem o futebol em si, apenas ampliariam a sua importância e os seus impactos. É isto mesmo que se passa no walking football, envolvendo já mais de mil jogadores de todo o país com equipas espalhadas de norte a sul e ilhas. E estes números estão a crescer a cada dia, porque o walking football é bom, faz bem e sabe melhor! É o Benfica ao lado de todos pela vida fora, sempre a motivar, sempre a inovar, sempre a inspirar e transformar cada um de nós. Tudo isto, como sempre, a partir de uma simples bola!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!