Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de julho de 2022

«"Bienvenidos, hermanos!»


"Em 1912, o campeão de Lisboa recebeu o seu homónimo de Madrid, fazendo jus à famosa hospitalidade portuguesa

O Benfica organizou a visita da Sociedad Gimnástica Española a Lisboa, em Junho de 1912, com todo o cuidado. Era a primeira vez que era totalmente responsável pela vinda de um clube estrangeiro à capital portuguesa e que defrontava esta coletividade desportiva, fundada em 1887 e que teve um papel importante na história do desporto de Espanha.
O conjunto espanhol era 'o campeão de Madrid', à semelhança do seu anfitrião, que se sagrara campeão de Lisboa recentemente. Por este motivo, havia uma grande expectativa em torno da chegada dos 'players hespanhoes', que vieram acompanhados por dirigentes do Clube e que seriam 'aguardados na estação do Rocio pelos restantes directores, jogadores e sócios do S.L.B. e d'outros clubs'.
O primeiro jogo realizou-se a 29 de Junho, no Campo das Laranjeiras, 'gentilmente cedido pelo Club Internacional de Foot-ball'. Foi 'uma luta renhida', que se refletiu no resultado final de um empate a uma bola. A 'impressão que os jogadores hespanhoes fizeram no público foi muito boa', tendo sido considerados 'os melhores que teem vindo a Lisboa'.
No desafio do dia seguinte, a 'concorrência de espectadores era enorme, apesar de haver duas touradas no mesmo dia'. O futebol ganhava cada vez mais popularidade na sociedade portuguesa e os 'espectadores de sport vão tendo o seu público especial, cada vez mais numeroso'. Desta vez, os encarnados foram claramente superiores e venceram o adversário por 6-1, demonstrando que 'os «foot-ballers» portugueses são dos melhores da Europa'.
Este convívio também teve um caráter recreativo, pois de manhã tinham dado 'um passeio Tejo acima que deixou encantados os hespanhoes' e, à 'noite, no Centro Hespanhol foram recebidos festivamente, organizando-se um sarau e baile em sua honra'.
Saiba mais sobre os primeiros tempos do Clube na área 1 - Ontem e Hoje do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!