Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de junho de 2022

5 brasileiros que foram flops no SL Benfica


"Acrescentarias Mais Algum Nome À Lista?

Everton já saiu da Luz, com destino ao seu país natal, o Brasil. Com a venda de “Cebolinha” o SL Benfica encaixou 13,5 milhões de euros, sendo que o negócio poderá chegar aos 16 milhões, depois de cumpridos alguns objetivos. O jogador que vai representar o CR Flamengo participou em 94 jogos, marcou 15 golos e fez 18 assistências com o “Manto Sagrado”.
Apesar destes números, não se pode dizer que Everton foi um jogador de topo, como Lima, Jonas, Mozer, Valdo ou Isaías. Na verdade foi mais um flop do que outra coisa. Posto isto, está na altura de relembrar alguns dos flops brasileiros que passaram pela Luz.

1. Gabriel Barbosa
Se no Brasil é rei, em Portugal esteve mais perto de ser “bobo da corte”. Gabriel Barbosa ou “Gabigol”, como é conhecido, passou pelo SL Benfica em 2017/18 sem deixar um rasto de saudade. Apenas teve direito a cinco jogos, mais precisamente 164 minutos de águia ao peito, tendo marcado um golo.
Foi o jogador, dos que enumerei até aqui, que menos minutos teve ao serviço das águias, no entanto, os adeptos não se podem esquecer de que, no plantel dessa época, o SL Benfica contava com atacantes como Jonas, Jiménez e Seferovic.
Apesar de ser o bom jogador que é, hoje em dia, não deixa de ter sido um dos maiores flops brasileiros que passaram pelo relvado da Luz, podendo mesmo dividir este lugar com o compatriota Everton.

2. Alan Kardec
Em 2009/10, o SL Benfica comprou Alan Kardec ao CR Vasco da Gama por 2,5 milhões de euros, quando o ponta de lança tinha apenas 20 anos.
Com um futuro promissor, o brasileiro chegou à Luz para fazer parte de um conjunto de jogadores dignos de grandes palcos, como Di María, Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Aimar, entre outros.
No entanto, quem não teve pedalada para os grandes palcos foi mesmo Kardec, que em 43 jogos apenas marcou oito golos e fez três assistências.
Para um jogador atacante de uma equipa como o SL Benfica, estes números ficam muito aquém do esperado e, por isso mesmo, ocupa o segundo lugar do pódio de flops brasileiros.

3. Derley
Deixando agora a defesa e passando para o ataque surgem nomes como Vanderley Marinho, mais conhecido como Derley.
O ponta de lança brasileiro chegou à Luz em 2014/15, proveniente do CS Marítimo. Se na Madeira foi um avançado de topo (18 golos e oito assistências, em 34 jogos), no SL Benfica foi um flop. Em 27 jogos, marcou apenas um golo, frente ao FC Arouca, e fez sete assistências.
Nas épocas seguintes foi emprestado a equipas como o Kayserispor K (Turquia), Chiapas FC (México) e CD Aves. Atualmente, com 34 anos é reforço do Ratchaburi MPFC (Tailândia).

4. Bruno Cortez
Não dá para falar de flops sem juntar à lista Bruno Cortez. O lateral esquerdo chegou ao SL Benfica em 2013/14, tendo sido emprestado pelo São Paulo FC.
O objetivo dos encarnados para o empréstimo era encontrar um substituto à altura de Fábio Coentrão, no entanto falharam redondamente. No início começou por ser titular, mas depois deixou de convencer Jorge Jesus.
Com a chegada de Guilherme Siqueira o panorama piorou, tendo apenas realizado sete jogos ao serviço das águias.
Não convenceu ninguém, nem mesmo a comunicação social portuguesa, e no final da época voltou ao Brasil, tendo sido novamente emprestado. Chega a ser curioso ver que Bruno Cortez teve praticamente toda a carreira sustentada em empréstimos.

5. Émerson Conceição
O lateral esquerdo chegou ao SL Benfica em 2011/12, proveniente do LOSC Lille. No total da época, realizou ao serviço dos encarnados 39 jogos, não tendo marcado nenhum golo, nem feito nenhuma assistência. Foram 3439 minutos de águia ao peito que não chegaram para encantar, nem os adeptos benfiquistas, nem os dirigentes do clube encarnado.
Apesar de ter jogado com grandes nomes que passaram pelo futebol português, como Luisão, Witsel, Aimar e Saviola, a verdade é que as fracas prestações do jogador brasileiro na Luz fizeram com que apenas jogasse em Portugal nessa época. No final da temporada, foi transferido para o clube turco Trabzonspor K, por 1,7 milhões de euros. Atualmente tem 36 anos e está sem clube desde 2020."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!