Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de março de 2022

𝗔𝗻𝗮́𝗹𝗶𝘀𝗲 𝗮̀ 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗦𝗟 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮


"O SL Benfica tem sido diabolizado dentro e fora do campo e, quer queiramos quer não, só tem de se culpar a si próprio, pois no desporto nacional, dar a outra face nunca deu frutos. Simplesmente não se pode receber com abraços quem nos quer mal.
Na comunicação social o interesse era, pura e simplesmente, semear dúvida em tudo o que o SL Benfica fizesse. Lançar suspeitas mesmo não havendo provas nem sequer fortes indícios, apenas denúncias anónimas. Prova disso é o facto de termos assistido a uma reciclagem de notícias lesivas para a imagem e o bom-nome do clube. Tudo o que é negativo no Universo Benfica tende a ser extrapolado e escrutinado ao máximo. Em comparação com outros clubes, é notório que tudo o que é negativo é ignorado ou pouco desenvolvido e alvo de uma vitimização à moda do FC Porto.
Qual a razão para não haver programas especiais sobre a importante intervenção da CMVM que obrigou a FC Porto SAD a reverter as mais-valias das trocas de jogadores entre V. Guimarães e FC Porto? Por que não se discute e analisa ao detalhe as consequências que o FC Porto poderá vir a sofrer na sequência da tentativa de escapar ao Fair-Play Financeiro via esquemas – e que levaram o auditor EY a emitir uma opinião com reservas?
Ninguém pode esquecer que o capital próprio do Grupo FC Porto é de -171.835.855 euros (aprovado em assembleia geral de 10 de novembro de 2021). É bom também não esquecer que o Passivo Total do FC Porto é de 515 milhões de euros, com 95.7 milhões de euros a receber nos próximos 12 meses e contas a pagar no mesmo período no valor de 255 milhões! (ver aqui: https://i.imgur.com/VKb2N8o.jpg)
Em relação ao Sporting, este não só teve um perdão de juros da dívida, como também obteve um perdão, imperdoável, do BCP e Novo Banco à sua dívida financeira (nomeadamente 70% dos VMOCs representando cerca de 100 milhões de euros)! Se tivesse que pagar a sua dívida, que jogadores teria o Sporting contratado? Quantos salários deixaria de conseguir pagar aos seus jogadores?
O SL Benfica simplesmente não soube tirar partido das dificuldades financeiras dos seus inimigos. Se FC Porto e Sporting não veem o Benfica como rival mas sim como inimigo, o SL Benfica tem de responder na mesma moeda. O SL Benfica foi maltratado, espezinhado, insultado, gozado e, infelizmente, a Direção quis pautar pela diferença, contribuir para a pacificação e credibilidade da liga, mas é impossível negar os vários atropelos à verdade desportiva, quer no futebol quer nas outras modalidades, sem quaisquer consequências. Os máximos dirigentes da Liga e FPF são um ex-árbitro que roubava campeonatos ao SL Benfica e um ex-administrador financeiro do FC Porto.
É preciso também não esquecer que Pinto da Costa é alguém extremamente astuto e inteligente que montou um exército nos últimos 40 anos que o defende, seja dentro ou fora de campo, com jogadores e apanha-bolas à pancada, assim como políticos, banqueiros, deputados, polícias, dirigentes na Liga e Federação, claques, entre outros. A proteção a alguém que patrocinou uma guerra do futebol, que andou envolvido em variadíssimos escândalos de corrupção no desporto nacional é resultado de uma estratégia brilhantemente executada por Pinto da Costa. Não há outro dirigente com 40 anos de futebol e semelhantes escândalos no mundo inteiro. Nem nos países mais corruptos do mundo inteiro e, no entanto, é idolatrado desde o mais rufia português à nata da sociedade portuguesa. É obra!
Vieira, para compensar o ataque jamais visto no futebol português que teve como intérpretes um pirata informático que roubou digitalmente tudo o que era do SL Benfica e dois clubes de futebol – Sporting e FC Porto - cotados em bolsa (que se reuniram no Altis e alegadamente compraram essa correspondência roubada, truncando-a e retirando-a do contexto para atacar o SL Benfica, disseminando-a posteriormente através de blogs e canais de televisão), além da contestação interna no clube pelos fracos resultados e com medo de perder as eleições, decidiu investir 113 milhões numa época. Tendo em conta o contexto global derivado da pandemia era necessário haver prudência e não realizar um investimento que, contrariamente ao que se esperava, revelou ser catastrófico com derrotas em toda a linha e sem títulos ou troféus conquistados nos últimos anos.
Agora é tempo de contenção e de reverter o ciclo gastador, voltando à gestão desportiva passada que tantos frutos nos deu. Rui Costa tem que reduzir o salário e reduzir o nível de investimento no plantel de futebol, pois o nível atual não corresponde à exigência desportiva do clube. Para isso é necessário vender, emprestar e ver sair jogadores que poucos rendimentos têm dado e/ou poucos minutos têm nas pernas, de modo a dar espaço aos jogadores da formação. Os miúdos formados no SL Benfica não custam dezenas de milhões, nem necessitamos de dezenas de milhões para os manter. Estes vivem o SL Benfica, amam o clube e transpiram mística por todos os seus poros. Estes sabem que um jogo frente ao FC Porto é muito mais do que um simples jogo de vida ou morte.
Dito isto, como qualquer clube português necessita de vender para obter resultados positivos e uma vez que o SL Benfica teve um resultado com transações de direitos de atletas no valor de 307 mil euros a fechar o ano de 2021, terá que vender para obter lucros, não obstante de neste segundo semestre serem adicionados os prémios da Liga dos Campeões que ainda não foram contabilizados e rondam os 10 milhões de euros.
Uma última palavra relativamente ao resultado financeiro na ordem dos 5.6 milhões de euros. Ao invés do apregoado pela comunicação social e por algumas pessoas da esfera das redes sociais que nada percebem de finanças, este resultado demonstra o trabalho rigoroso que tem pautado a gestão da dívida financeira do clube. Aqui podemos estar descansados pois contrariamente aos nossos inimigos, todos os empréstimos do SL Benfica foram pagos sem quaisquer perdões de dívida ou intervenções da UEFA."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!