Últimas indefectivações

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Este Benfica não sabe como reagir à perda da bola!


"Não é novidade que as equipas que sabem sair em transição com qualidade têm conseguido colocar imensos problemas ao Benfica. Se atendermos ao passado recente, o Benfica já testou um meio campo a dois e a três e o problema manteve-se. Isto tem que ver com vários aspectos táticos mas um que transita de jogo para jogo e que o coletivo ainda não assimilou… é a reação à perda da bola.
O Benfica já havia sentido esta dificuldade com o Boavista para a Taça da Liga, com Sporting, com o Gil Vicente e voltou a sentir novamente nesta sexta-feira com o… Boavista de Petit.
Enquanto a equipa tem frescura física, a reação é mais eficaz não porque é coordenada e/ou organizada com critério, mas sim porque ainda existe entrega e garra que proporcionam correrias desenfreadas atrás do adversário que conduz a bola. Porém, a repetição deste tipo de lances leva à exaustão muito mais rápido que o normal e é normal vermos Paulo Bernardo, João Mário e Taarabt completamente esgotados quando ainda faltam 30 minutos para o fim da partida. Já no que toca a Weigl a sensação que dá é que chega sempre atrasado tal é o raio de ação que tem de assumir.
Na segunda parte do jogo desta jornada, o Boavista sabendo dessa dificuldade começou a fazer uma pressão mais assertiva na esperança de obter a posse e apanhar o Benfica com a equipa partida e setores desligados e no fundo conseguiu fazer jus ao plano do seu treinador.
Após o intervalo, várias foram as vezes que o Benfica tentava criar no ataque mas o corredor central ficava despovoado deixando Weigl e sector defensivo muito longe da zona de onde a bola era perdida. O alemão tentou por várias vezes chegar à frente para encostar no jogador do Boavista que iria iniciar a transição mas chegava sempre atrasado.
É como se a equipa do Benfica não tenha preparado este momento do jogo: A reação à perda da bola. Quando se encontra em momento ofensivo, é comum haver vários jogadores a atacar o último terço e para trás fica Weigl, Otamendi e Vertoghen que além de ficarem muito longe para intercederem uma possível saída rápida dos adversários, eles próprios não têm fisicamente poderio no que toca a velocidade nem para reagir, nem posteriormente para acompanhar.
A ideia que fica é que o plantel está totalmente construído para um sistema de 5x3x2 ou 3x4x3 em que é dada maior proteção ao setor defensivo e que neste momento, numa defesa a quatro, com laterais projetados e dois médios no centro do terreno, o Benfica esteja constantemente com setores “destapados”."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!