Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

A continuação da história | SL Benfica


"Águias seguem na Europa, na continuação de uma história bonita

A equipa de voleibol do SL Benfica continua a fazer história. Pela segunda vez nas últimas três temporadas, a equipa orientada por Marcel Matz qualificou-se para a Fase de Grupos da CEV Champions, depois de nas pré-eliminatórias de acesso ter eliminado o Bigbank Tartu, o VaLePa Sastamala, da Finlândia, e o Karlovarsko, da República Checa.
A equipa do SL Benfica integra o grupo D da CEV Champions League juntamente com os russos do Zenit de São Petersburgo, os alemães do BR Volleys e os sérvios do Vojvodina Novi Sad.
O SL Benfica fará parte da alta roda do voleibol europeu e terá mais uma oportunidade aa disfrutar da experiência de partilhar a quadra com alguns dos melhores jogadores do mundo.
Irei aqui fazer uma breve análise das equipas que o SL Benfica irá defrontar na Fase de Grupos da competição e falar um pouco daquilo que se pode esperar de cada uma das equipas.

Zenit São Petersburgo
Fundado em 2017, o Zenit São Petersburgo conta com duas Supertaças da Rússia no seu palmarés, tendo, na época passada, sido sagrado vice-campeão russo, sendo, também, ainda o finalista vencido da CEV Cup, tendo perdido ambas as finais para o Dínamo de Moscovo.
Possui uma equipa experiente, contando apenas com três jogadores estrangeiros no seu plantel. Um dos quais é campeão olímpico Jenia Grebennikov, líbero titular da selecão francesa e visto por muitos como o melhor jogador do mundo na sua posição, tendo já conquistado um vasto leque de títulos individuais e coletivos.
Conta ainda com o central ucraniano Dmytro Pashytskyy, que possui experiência em campeonatos como o francês e o polaco, tendo já se sagrado campeão russo em 18/19 ao serviço do Kuzbass Kemerovo. Será uma das principais amas no bloco.
O outro jogador estrangeiro do plantel é o esloveno Tine Urnaut, um zona quatro de 33 anos que jogou boa parte da sua carreira em Itália, tendo na época passada conquistado a Challenge Cup pelo Allianz Milano e sendo vice-campeão europeu pela seleção eslovena nos Europeus de 2019 e 2021.
Para além disso, o Zenit São Petersburgo conta ainda com quatro jogadores que se sagraram vice-campeões olímpicos pela Rússia em Tóquio e estiveram presentes nalgumas mais recentes conquistas da seleção russa na modalidade (campeões europeus em 2017 e vencedores da Liga das Nações em 2018 e 2019): o distribuidor Igor Kobzar, o oposto Victor Poletaev, o central Ivan Iakovlev e o zona quatro Egor Kliuka.

Berlin Recycling Volleys
São os atuais campeões alemães e um dos principais clubes do país. Além disso, são vencedores da Supertaça alemã 21/22, sendo presença assídua na Fase de Grupos da Champions nos últimos anos.
Ao contrário do que se verifica na equipa do Zenit, o plantel do BR Volleys é maioritariamente constituído por jogadores estrangeiros, havendo apenas dois jogadores alemães no mesmo: os internacionais Ruben Schott (zona 4) e Anton Brehme (central), que representaram o seu país no Europeu realizado este ano, no qual a Alemanha ficou em sexto lugar.
Também entre os principais jogadores está o capitão de equipa, o lendário distribuidor russo Sergey Grankin, MVP da Bundesliga em 19/20, e que conta com vários títulos no seu palmarés, tais como uma medalha de ouro olímpica em 2012, dois campeonatos da Europa (2013 e 2017) e duas Ligas Mundiais (2011 e 2013).
Conta ainda com o líbero internacional argentino Santiago Danani, que conquistou a medalha de bronze em Tóquio pela al-viceleste, e foi ainda o melhor defensor da Liga das Nações de 2019. Tem também no plantel os internacionais norte-americanos Benjamin Patch (oposto) e Jeffrey Jendryk (central), e ainda o central internacional australiano Nehemiah Mote.

Vojvodina Novi Sad
Com este clube, o SL Benfica tem a possibilidade de fazer um ajuste de contas, visto que esta foi a equipa que derrotou os encarnados na final da Challenge Cup em 2014/15.
O Vojvodina foi campeão sérvio quatro vezes nas últimas cinco temporadas e é um dos principais clubes da região da Antiga Jugoslávia, tendo participado na Champions nas últimas quatro temporadas.
O plantel é maioritariamente composto por jogadores sérvios havendo apenas dois jogadores estrangeiros: o zona quatro Rafael Miguel e o oposto internacional búlgaro Radoslav Parapunov. É também um plantel bastante jovem, tendo apenas três jogadores com mais de 25 anos.
Entre os principais jogadores da equipa estão os irmãos Luka e Nemanja Cubrilo (distribuidor e central, respectivamente), o capitão de equipa Stevan Simic (central internacional pela Sérvia) e o zona quatro David Mehic.
É claramente a equipa que está mais ao alcance do SL Benfica e com a qual os encarnados terão mais possibilidades de conquistar pontos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!