Últimas indefectivações

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Medalhas 100% nacionais e o Talento desperdiçado


"A identidade nacional tem sido superficialmente questionada nos últimos dias, discutindo-se se esta ou aquela medalha é 100% nacional. O questionamento tem tido duas variantes, a primeira de caracter racista acusa os atletas Negros de não serem portuguesas, a segunda acusa Pichardo de ser um traidor cubano e, consequentemente, não ser totalmente português.
A acusação racista implica que só os brancos seriam portugueses. O seu simplismo denota uma ignorância completa da nossa História, que sempre foi a de uma nação com uma enorme diversidade étnico-racial. Esta acusação é geralmente feita por pessoas que desconhecem a sua genealogia pessoal e que pelos seus próprios critérios não seriam portugueses.
A acusação cubana assenta em dois equívocos. Um de linguagem, qualquer nacional de um país ocidental que saia do seu país emigra, qualquer cidadão que saia de um país socialista foge. Para a mesma realidade temos duas palavras. Os romenos que emigravam no tempo do comunismo fugiam, os que o fazem hoje emigram. Trata-se apenas de um jogo de palavras de propaganda e não de uma diferença de substância. Aliás a grande maioria dos portugueses que emigraram antes de Schengen (1995) fizeram-no ilegalmente. Fugitivos ou emigrantes? O segundo equívoco, de caracter político, é de que nos países socialistas todos gostam da situação política. Nada podia ser mais errado. Por que razão seria necessário fazer uma revolução se todos fossem socialistas? É, pois, natural que haja cubanos não socialistas e que de entre estes alguns queiram emigrar. Como alguns que são socialistas também emigram. Nenhum destes factos é argumento a favor ou contra o regime socialista.
Finalmente uma nota. É possível ser 100% de várias nacionalidades? Sim, naturalmente. Paula Rego é 100% portuguesa mas também tem nacionalidade inglesa. Maria Helena Vieira da Silva é 100% portuguesa mas também tinha nacionalidade francesa. Richard Zimler é 100% português mas também dispõe da nacionalidade norte-americana. E a lista é infinita. Pichardo é 100% português, mas provavelmente mantém a nacionalidade cubana.
Posto isto uma constatação. A integração de portugueses Negros na delegação olímpica permitiu multiplicar por quatro o resultado de Portugal. Como seria na ciência se os portugueses Negros aí estivessem integrados da mesma forma? Como seria na economia se os portugueses Negros aí estivessem integrados da mesma forma? Como seria na saúde se os portugueses Negros aí estivessem integrados da mesma forma? Como seria um Portugal muito diferente e muito melhor. Este é o grande desperdício provocado pelo racismo na sociedade portuguesa. É urgente mudar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!