Últimas indefectivações

sábado, 24 de abril de 2021

Valores de betão


"Hoje em dia é comum dizer-se que vivemos numa sociedade sem valores, ou ainda que a nossa sociedade está a atravessar uma crise de valores. Não sei se é verdade, e, seguramente, não será, pois parece uma afirmação demasiado drástica e definitiva. Até porque, nos momentos de crise, a nossa sociedade continua a revelar solidariedades familiares, vicinais e institucionais que de outra forma não existiram. É em tempos como os que vivemos actualmente que os portugueses evidenciam ter um código de valores e uma ética inabaláveis. Mas atenção! Se continuamos a ser capazes de mostrar a nossa união nos momentos mais difíceis, isso não significa que o cimento que a todos nos une seja eterno. E nós precisamos de betão! Desse betão social que são os nossos valores, ou a mística para os benfiquistas.
Para isso, para que se não perca esta nossa forma de ser em sociedade, não podemos quebrar a cadeia intergeracional que transmite os nossos valores de avós para netos e de pais para filhos. Porque são os nossos valores que nos definem, mantêm unidos, tanto no sucesso como na adversidade, perpetuando o nosso povo e a nossa identidade pelas gerações.
Esta é a razão de ser do projecto KifFun da Fundação Benfica. Mais que um conteúdo educativo, mais que um imperativo ético ou obrigação moral, o que fazemos é dar um importante contributo para a resiliência da nossa sociedade presente e, sobretudo, futura. Tal é a importância da educação para os valores, relevância da obra social do Sport Lisboa e Benfica."

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!