Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Vermelhão: Empate ao intervalo...!!!

Benfica 1 - 1 Arsenal


Começo pelo a absurda decisão de alterar os jogos para países 'neutros'! Duplicando a possibilidade de contágio, obrigando as equipas ao dobro das viagens... criando ainda a probabilidade uma situação bastante insólita: no caso da eliminatória ser decidida pelos golos 'fora'!!! A este nível, com o acordo das autoridades,  as equipas poderiam ter viajado em voos charters, sem mais nenhum passageiro entre Lisboa e Londres, mantendo o mínimo de condições para isto 'parecer' uma eliminatória Europeia!!!

Em relação à partida, não houve grandes surpresas, o Benfica a jogar mais na expectativa, com 3 centrais (como era esperado...), e o Arsenal com mais posse de bola... Aquilo que infelizmente voltou a acontecer, foi a incapacidade do Benfica em sair para ataques rápidos, em passes directos, ou em jogo apoiado!

Não é um problema deste ano, nas últimas épocas tem sido visível, sempre que jogamos contra equipas Europeias mais fortes, a incapacidade do Benfica executar saídas de bola, apoiadas. Pois a pressão alta adversária (hoje, praticamente, todos as equipas fazem pressão alta...), acaba quase sempre por ser um muro intransponível ...!!! Na minha opinião, esta questão deve-se essencialmente a característica dos nossos jogadores mais 'criativos', que em quase todos os duelos físicos, perdem facilmente a bola para o adversário... seja em velocidade, seja em força!!! Não temos capacidade de choque, nem confiança para guardar a bola... o nosso melhor jogador neste aspecto, até é o Gabriel (às vezes até exagera!), que sabe proteger a bola com o corpo...

Não saímos de Roma com a eliminatória perdida, porque a nossa linha de fora-de-jogo defensiva esteve quase sempre bem, 10-0 em foras-de-jogo...!!! Com a estreia do Veríssimo, e com a alteração dos Centrais, tinha tudo para a linha de fora-de-jogo não funcionar, mas resultou! Mesmo assim o Arsenal conseguiu 'escapar' 2 ou 3 vezes à armadilha, mas o Helton ou a azelhice do adversário resolveram o problema...

No golo sofrido, a questão não foi a linha do fora-de-jogo, o desequilíbrio nasce no alívio mal feito, que provocou um ressalto de bola, na meia-lua, com bola a 'cair' para o adversário, a partir daí pouco havia a fazer!!!

Mesmo assim, chegámos ao golo, primeiro... e foi pena a vantagem ter durado pouco tempo, pois com mais alguns minutos, poderíamos obrigar o Arsenal a arriscar mais, e isso poderia criar espaço para as nossas saídas...

Boa estreia do Veríssimo, num esquema que ele está habituado (3 centrais)... mas a linha de fora-de-jogo alta, foi uma novidade para ele, e ele adaptou-se bem... O Helton, esteve bem nas saídas... Uma nota para a atitude do Taarabt: os jogadores do Benfica tem sido muito criticados na questão da atitude (muitas vezes injustamente...), no caso do marroquino, podem criticar algumas das decisões que ele toma, tanto nos passes arriscados, como no posicionamento defensivo (às vezes 'sai' para fazer pressão alta, quando não deve...), mas na atitude, na minha opinião, tem estado exemplar! Realce para o Weigl que hoje fez 3 posições!!!

Eu sei que no rescaldo deste jogo (e da eliminatória) vão desvalorizar o Arsenal, aliás todos os adversários do Benfica são 'fracos' acreditando nas más línguas!!! O campeonato está de facto a correr mal ao Arsenal, mas esta equipa é sempre complicada de bater nas Taças... Normalmente tem dificuldades contra equipas do fundo da tabela, mas quando jogam com as principais equipas em Inglaterra, mantém a filosofia, sendo das melhores equipas em posse de bola... e as equipas top portuguesas nos últimas tempos, quando jogam contra eles, normalmente são goleados!!!

Tudo em aberto para o segundo jogo, que creio será jogado numa toada parecida... Com a estranha possibilidade de um 0-0 dar a vitória' ao Arsenal!!! É preciso ter cuidado com a questão física, por exemplo se os problemas musculares do Veríssimo forem para durar, não poderemos jogar com 3 centrais em Atenas!!!

Uma nota final sobre a questão dos penalty's: inacreditável o número de penalty's que já beneficiámos na Europa esta época, em comparação com os Zero na Liga!!! Em jogos, onde atacamos menos, chegamos menos à área adversária...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!