Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O que vai mal no Benfica


"Há algum tempo que venho a dizer que o Benfica não está bem - e sei bem que não sou o único. Acho que esta é uma boa altura de voltar atrás e resumir tudo o que nos trouxe até aqui. Do meu ponto de vista, tudo começou no verão de 2017. Tínhamos acabado de ganhar o Tetra. O onze base era Ederson, Nélson Semedo, Lindelof, Luisão, Eliseu/Grimaldo, Fejsa, Pizzi, Salvio, Cervi, Jonas e Mitroglou. Do banco saiam jogadores como Guedes, Samaris, Carrillo e Jimenez. Desde aí, foi um chorrilho de más decisões.

Falta de Liderança no Balneário.
Rui Vitória não era um homem que motivasse os seus jogadores. Mas esta equipa tinha fibra e jogadores que sentiam de facto o clube. Luisão, Eliseu, Fejsa, Samaris e Salvio eram jogadores que mantinham os padrões de motivação altos. Mitroglou, Jimenez e Jonas eram competitivos por natureza. Havia ainda Ederson, Nelson Semedo, Lindelof e Guedes que vinham da formação e davam a frescura e ambição de quem está a dar os primeiros passos. É tudo o que não temos agora. Agora temos um grupo de bons rapazes. Pizzi, André Almeida e Rafa não são líderes de balneário. Jardel não tem peso na equipa. Samaris está limitado a um papel secundário. No capítulo dos jovens, só há Gonçalo Ramos que também não tem grande protagonismo. E quem é que sente o clube do nosso 11 inicial? O Rafa e o Taarabt talvez. Há ali algum jogador que daqui a uns anos apareça de mota nas celebrações de um título em pleno relvado?

Anos Consecutivos de Má Prospecção.
Há algo que tenho referido vezes intermináveis que pouca gente tem falado. Não é normal a quantidade de reforços que o Benfica tem falhado. Vejamos só a posição de ponta de lança, aquela onde gastamos mais dinheiro. Em três anos, o Benfica contratou Haris Seferovic, Facundo Ferreyra, Nicolas Castillo, RDT, Carlos Vinícius, Dyego Sousa e Darwin Nuñez. O tempo médio destes jogadores no clube é inferior a um ano. E esta é só uma posição. Têm noção quantos jogadores já passaram pela posição de lateral direito para substituir o Nélson Semedo desde que saiu? Pedro Pereira, Mato Milos, Douglas, Ebuehi, Corchia, Tomás Tavares, João Ferreira e Gilberto. OITO! É absurdo. Se formos a ver os jogadores que se contrataram nestes três anos e que ainda cá estão sobram-nos os reforços do verão de 2020, o Seferovic, o Vlachodimos, o Gabriel, Chiquinho e o Weigl. E tirando uma excepção ou outra, são jogadores claramente inferiores ao que tínhamos no ano do Tetra. Vlachodimos e Gilberto são muito inferiores a Ederson e Nélson Semedo. Lindelof e Luisão eram uma dupla mais segura que Vertonghen e Otamendi são. Fejsa e Pizzi complementavam-se de uma maneira que nenhuma dupla no Benfica neste momento consegue. Salvio, Carrillo e Cervi não são mais talentosos que Rafa, Pedrinho e Everton, mas conseguiam dar uma estabilidade defensiva à equipa que não temos neste momento e que nos leva a sofrer tantos golos, sem prejudicar a capacidade ofensiva da equipa que colectivamente era muito mais forte do que a atual. Mitroglou, Jimenez, Jonas e Guedes faziam mais golos a dormir que Darwin, Waldschmidt e Seferovic depois de tomarem cinco cafés. Além disto tudo, há ainda o extra que é a fatura. É que o plantel do Benfica atualmente custa quase o dobro mais do que o plantel do Benfica em 2017 em salários.

Fraca Evolução de Jogadores.
Nós não temos uma equipa de jogadores de 35-40 anos. Temos dois jogadores com mais de 32 anos e só um é que joga. O esperado é que os nossos jogadores evoluíssem ano após ano ou pelo menos não ficassem muito piores. Alguém se lembra do Rui Patrício no início da carreira e hoje? Houve uma evolução notória e se puxarem um pouco pela cabeça vão encontrar dezenas de exemplos. Aqui no Benfica não. Há algum jogador que esteja a jogar melhor agora do que jogava antes? Ainda na ontem pensei nisto. Nós temos um ataque com um internacional português, um internacional uruguaio, um internacional alemão e um internacional brasileiro, e eu estava todo borrado com o Crysan e o Diogo Salomão. Os jogadores não desaprendem. Por algum motivo foram jogadores de seleção e agora são jogadores que a jogar assim nem no Santa Clara tinham lugar. E isto não foi um mau dia. Tem sido constantemente assim. Isto é resultado mau treino. E já vem de bem de trás, porque não começou anteontem.

Volatilidade nas Decisões da Direcção.
Temos um Presidente que em meio ano passou de dizer que era possível uma equipa composta por jogadores da formação lutar pelo topo da classificação da Liga, para contratar tudo o mexe. O resultado é muito simples. O plantel atual tem jogadores que foram pedidos por três treinadores diferentes, está atolado de tralha que se foi amontoando consoante os treinadores foram rodando. A formação praticamente morreu porque se nem jogadores que custaram 5-7 milhões jogam, como é que há espaço para dar minutos aos mais novos? Isto cria desmotivação no plantel - “para que é que vou correr se tenho três à frente de mim?” -, retira competitividade nos treinos, desvaloriza os jogadores e dá prejuízo ao clube. O Benfica de uma vez por todas tem que decidir se tem um modelo com uma Estrutura ou um modelo com um treinador. A diferença é muito simples. O modelo de treinador, pressupõem que o treinador fica mais do que 1-2 anos e que se contratam jogadores de acordo com os desejos do treinador. É o modelo do Manchester United de Ferguson. Se o Manchester United ficasse em 5º ou 6º, o treinador não era despedido, porque aqueles foram os jogadores que ele escolheu e a equipa está desenhada para aquele treinador específico. Alternativamente há o modelo Estrutura, onde a Estrutura é que decide o plantel, não interessando o treinador. Isto permite trocar o treinador praticamente todas as épocas porque o plantel está desenhado de acordo com as ideias da Estrutura e é o treinador que se tem que ajustar a essas ideias. É o modelo da Juventus, por exemplo. Se repararem, têm três treinadores nos últimos três anos. Nós temos um híbrido. Mas depois como trocamos de treinador quase todas as épocas - vamos em três treinadores em quatro anos - e temos uma dificuldade assustadora de fechar ciclos com jogadores de treinadores anteriores, dá o resultado que temos este ano. Além de que temos um treinador com um contrato de dois anos. Vamos pagar balúrdios para ter jogadores escolhidos por este treinador que no máximo fica cá dois anos? E depois quando este treinador for embora, o que fazemos a estes jogadores?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!