Últimas indefectivações

sábado, 2 de maio de 2020

A boa gestão sofreu forte penalização

"A decisão tomada no futebol não visa salvar a época dos clubes, mas sim salvar os clubes para as próximas épocas

As autoridades decidiram o regresso do futebol para o primeiro dia de Junho. Dia Internacional da Criança parece apropriado para quem acha tratar-se de uma brincadeira de meninos. Sejamos rigorosos, haveria sempre quem concordasse e quem discordasse qualquer que fosse a decisão tomada pelas autoridades políticas e desportivas. Já aqui escrevi que por mim a época estaria acabada e não haveria outros dilemas associados àquela que seria a minha preferência. Respeito quem discorda da minha posição e não haverá verdades absolutas nesta matéria.
As decisões relativas ao hóquei, andebol, basquetebol e voleibol parecem-me correctas e sensatas. Embora desportivamente custe muito, pois acreditava que o Benfica venceria três (basquetebol, voleibol e hóquei em patins) destas quatro competições, deixando o andebol para o FC Porto. Percepção falível de adepto. Nesta conjuntura as decisões tomadas nas modalidades têm a minha concorrência e simpatia.
A decisão tomada no futebol abriu a caixa de pandora de polémicas e não visa salvar a época dos clubes, mas sim salvar os clubes para as próximas épocas. Sabemos quem adia as devoluções em assembleias obrigacionistas e sabemos quem paga capital e juros na integra. Sabemos quem paga tudo e quem paga muito pouco. Pior é que sabemos que uns e outros, lutarão pelos pontinhos como se a concorrência fosse igual, justa e com as mesmas regras. Há penáltis mal assinalados e erros de arbitragem grosseiros que distorcem menos a verdade competitiva que esta realidade económica. Uma gestão mais competente sofreu aqui uma forte penalização, o aventureirismo recebeu recebeu agora algum perdão. Veremos se perene ou momentâneo. Esta é a situação existente, estas são as regras impostas, podemos sublinhar o facto, mas isso não invalida que a competência desportiva não esteja lá toda. Ambição total, atitude à Benfica e vontade dentro de campo para vencer sempre, mesmo sabendo que fora dele, não reina nem a justiça, nem a verdade.
Veremos quais são os estádios,quais são os critérios, quais são as novas realidades que nos vão fazer crer serem as mais sensatas. Para a generalidade dos adeptos vai ser o futebol de sofá e copo na mão. Também está bem que isto precisava de hidratação e de gelo. Voto vencido mas com humildade democrática."

Sílvio Cervan, in A Bola

PS: Se o campeonato voltar a 1 de Junho a verdade desportiva 'relativa' estará sempre em causa: basta um jogador acusar positivo num dos testes, para supostamente toda a equipa ter que ficar de quarentena alguns dias, podendo mesmo acabar o clube por ter uma falta de comparência...!!! Já para não falar de se poder 'contaminar' adversários...
E ainda teremos as 'Malas' que neste contexto de lay-off  e/ou ordenados em atraso, será um factor ainda mais importante!!!
A partir do momento que me apercebi da dimensão da pandemia, defendo que o campeonato devia ser cancelado. Com o apuramento para a UEFA determinado pelo anterior campeonato 'terminado', como fizeram na Holanda. Compreendo que em França e na Inglaterra 'entreguem' o titulo ao PSG e ao Liverpool pois as vantagens que estes Clubes tinham eram enormes, mas em Ligas com equipas a lutarem verdadeiramente pelo título, não deve haver Campeão...
Jogos à porta fechada, com algumas equipas a não poderem jogar nos seus Estádios, com testes antes dos jogos, que podem alterar o 11 das equipas, podendo no limite desfalcar uma equipa de todos os jogadores disponíveis... é absurdo!!!

2 comentários:

  1. O ANTI-BENFICA É O ÚNICO CIMENTO QUE OS UNE. MAS ABREM A BOCA E SÓ DIZEM ASNEIRAS. O ESTÁDIO DO LADRÃO É O MAIS BEM PROTEGIDO. TEM A MAIS COMPETENTE EQUIPA DE SEGURANÇA COMPOSTA PELOS GORILAS SOUSA, DIAS, OLIVEIRA, VERDÍSSIMO, COSTA, XISTRA, MOEDAS MARTINS, MAKRON, VASCO, FERREIRA, GODINHO E O SUPER GORILA FONTANELAS. COMESTES GORILAS OBVIAMENTE NINGUÉM PASSA. PQOP. “””ESTÁDIO DO DRAGÃO NÃO É UM SALÃO DE FESTAS ALHEIAS»
    FC PORTO 08:43
    Por Redação
    Há precisamente dez anos, em 2 de maio de 2010, FC Porto e Benfica defrontavam-se no Estádio do Dragão, na 29.ª e penúltima jornada da edição 2009/2010 da Liga. Aos encarnados bastava somar um ponto para festejar o título. Porém, foram os azuis e brancos a levar a melhor, impondo-se ao eterno rival, por 3-1.

    Clássico recordado pelo FC Porto, este sábado, na newsletter Dragões Diário.

    «Há dez anos, o FC Porto recebia o Benfica, a quem um empate chegava para garantir o título na penúltima jornada da Liga. A atmosfera na Invicta mostrava que em jogo estava muito mais do que três pontos: jogávamos pelo orgulho e pela honra. Sem Falcao, que havia visto um quinto amarelo cirúrgico na jornada anterior, os azuis e brancos marcaram primeiro, por Bruno Alves, e foram para o descanso em vantagem. No princípio da segunda parte, Fucile foi expulso e os lisboetas empataram logo a seguir. Mas a festa durou pouco. Três minutos depois, Ernesto Farías colocou os portistas a vencer uma partida que seria fechada com nota artística: Belluschi, vindo da esquerda, fez um "túnel" a Aimar e fuzilou as redes da baliza de Quim», relata a publicação oficial do clube, concluindo com ‘farpa’ à águia: «O Estádio do Dragão não é um salão de festas alheias.»

    ResponderEliminar
  2. O GEBO CARVALHO A FALADRAR. ENTÃO O GEBO JÁ SE ESQUECEU QUE SE GABOU DE COM UM TELEFONEMA FEITO DA ÁFRICA DO SUL TER COLOCADO O PORTOENÇA NA LIGA? OU DE TER CONTRATADO OS FILHOS DO FONTANELAS E DO LOURENÇO DA APAF? FALA RUI PINTO FALA RUI PINTO FALA. Federação é o impulsionador do benfiquistão". No seu espaço de comentário semanal, nesta sexta-feira, Bruno de Carvalho criticou com veemência a escolha de Cláudia Santos, que vai encabeçar a lista da candidatura de Fernando Gomes para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), atualmente liderado por José Manuel Meirim.
    A professora universitária e deputada do PS e agora candidata a liderar o CD da FPF, para o mandato entre 2020 e 2024, foi a primeira presidente da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre 2012 e 2017.
    Bruno de Carvalho considera que esta nomeação não faz sentido e é um sinal, de acordo com o ex-presidente do Sporting, de um favor ao Benfica.
    “A Federação Portuguesa de Futebol continua, infelizmente, a ser o impulsionador daquilo que o povo chama de 'benfiquistão'. A escolha de Cláudia Santos é merecedora de um cartão vermelho total. É um ato hediondo”, defendeu Bruno de Carvalho, num comentário duro visando “pessoas que

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!