Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Os 5 melhores dérbis do SL Benfica na última década

"A rivalidade entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal é centenária, tendo brindado os adeptos com vários momentos marcantes ao longo dos anos. Da serenata à chuva em Alvalade ao mítico golo de Luisão na era Trapattoni – que permitiu aos encarnados regressar aos títulos após uma seca de 11 anos -, o dérbi da Segunda Circular é sempre um dos jogos mais aguardados da temporada. Em semana de dérbi, decidimos recordar cinco jogos marcantes entre “águias” e “leões” na década que findou, em que o SL Benfica levou a melhor.
1. Sporting CP 0-1 SL Benfica (5 de março de 2016) – E chegamos ao dérbi da década. Não pelo resultado ou pela exibição das duas equipas, mas por aquilo que este jogo representou. O SL Benfica chegava a este jogo um ponto atrás do Sporting CP de Jorge Jesus – após estes terem empatado na jornada anterior, em Guimarães. A equipa de Rui Vitória tinha perdido todos os confrontos directos contra os verde e brancos – sendo a derrota por 0-3 na primeira volta a mais expressiva -, pelo que os homens de Jorge Jesus eram visto como favoritos à entrada para a 25ª jornada. No entanto, os encarnados adiantaram-se na frente do marcador através de Kostantinos Mitroglou, aos 20 minutos, e, apesar do massacre leonino durante o resto do jogo, conseguiram manter a vantagem mínima até ao fim da partida. As “águias” passavam, assim, para a liderança da Primeira Liga e de lá não saíram até à conquista do tricampeonato.
2. Sporting CP 2-4 SL Benfica (3 de Fevereiro de 2019) – A (Re)conquista dos adeptos. Numa fase de retoma quer a nível exibicional, quer a nível pontual para o primeiro classificado, o FC Porto, este dérbi dissipou quaisquer que fossem as dúvidas em relação à força do “novo” Benfica de Bruno Lage. As “águias” tomaram Alvalade de assalto, acabando por ganhar o jogo por quatro bolas a duas.
3. SL Benfica 5-0 Sporting CP (4 de Agosto de 2019) – Uma data que ficará para sempre marcada na memória dos benfiquistas. Após uma época em que o impossível se transformou na Reconquista, os encarnados dissiparam as dúvidas que pairavam antes da Supertaça. Dúvidas essas que se focavam, maioritariamente, na seguinte questão: será que o fosso de qualidade entre “águias” e “leões” se mantinha? Os homens de Bruno Lage responderam paulatinamente dentro das quatro linhas, ao ganhar por 5-0.
4. SL Benfica 2-0 Sporting CP (11 de Fevereiro de 2014) – Após uma época desastrosa, em que os encarnados “morreram na praia” em praticamente todas as competições que disputaram – perderam a UEFA Europa League contra o Chelsea FC, a Taça de Portugal contra o Vitória SC e a liderança da Primeira Liga para o FC Porto, no fatídico minuto 92 -, os comandados de Jorge Jesus dizimaram a concorrência na época seguinte, no que ao panorama nacional diz respeito. Exemplo dessa enorme superioridade face aos rivais foi notória no jogo a contar para a 18ª jornada da Primeira Liga, onde os encarnados venceram os eternos rivais por duas bolas a zero, com golos de Nico Gaitán e Enzo Peréz 
5. Sporting CP 1-1 SL Benfica (8 de fevereiro de 2015) – 20ª jornada da Primeira Liga. Numa altura em que já eram audíveis “olés” nas bancadas de Alvalade, Jardel, após ganhar um ressalto na área dos “leões”, disfere um remate rasteiro fortíssimo, que acaba por fazer estremecer as redes defendidas por Rui Patrício, já em tempo de compensação. Os encarnados garantiam, assim, um ponto valioso na corrida ao título contra o FC Porto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!