Últimas indefectivações

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Compras e vendas...

"Necessidades de Benfica (equilibrar). FC Porto (manter...) e Sporting (muitas... - onde o donheiro?). Campeonato regressa (uau!) e logo 'aceso' no duelo pelo topo

Janeiro atribulado (muito ou não tanto, veremos): segunda época do futebolístico mercado de compras e vendas, com consequentes folhetins. Por cá, mormente no eterno trio de grandes clubes, que movimentações são mais expectáveis?

Benfica: equilibrar plantel deverá ser palavra de ordem. Porque excessivo (29!) e, creio, por necessitar de mais consistentes opções. Veterania de Fejsa e complexo temperamento de Zivkovic voltam a estar na porta de saída; agora quase de certeza. Mas o quase mantém-se problemático - mesmo muito, no caso de Zivkovic: ordenado altíssimo, grande talento esbanjado em sucessivas temporadas (excepção para os meses em que Rui Vitória conseguiu transfigurá-lo de extremo em médio esquerdo no 4-3-3!; seguindo-se rendimento pura e simplesmente nulo!). De potencial forte trunfo para carta em definitivo fora do baralho. Só que... quem se interessa por Zivkovic, abstraindo do seu custo e, quiça sobre tudo, da fama de mau feitio... que já tinha na Sérvia?
Samaris, novo contrato no final da época passada, parece ter continuidade em dúvida (estranhamente). Saída de Conti, por empréstimo, está consumada (penso ter capacidade muito superior à que pôde mostrar em ano e meio, limitadíssimo por ror de lesões). Para Ebueh, defesa direito nigeriano que, também por lesão, perdeu toda a época anterior, nesta se ficando pela equipa B, provável mudança de ares. E Raul de Tomas? Mais perto de sair do que de permanecer? Haver, ou não, possibilidade de muito atenuar investimento de 20 milhões... deverá decidir.
Bruno Lage pede acréscimo de competitividade. Quanto a mim, face a lacunas, lógico o primeiro alvo: meio-campo. Concretizada a aquisição de Weigl, médio germânico. Desconheço de possui as desejáveis, creio, características de todo-o-terreno, justificando €20 milhões. E mais? Vislumbro urgência de defesa central!... Talvez Lage gostasse de ter outro extremo (Caio Lucas sairá?). Duvido imenso de que possa surgir o tal firme competidor do muito bom Odysseas...
Dinheiro não é problema benfiquista. Acertar em reforços - ainda por cima a meio da época - é a magna questão...

FC Porto: manter Danilo e Alex Telles, o ultra objectivo. Até ao final da época... - aí terá necessidade do tal encaixe rondando 70 milhões. Actual trunfo: aquisições são desnecessárias. O FC Porto soube ir às compras no tempo certo. E como era difícil substituir meia equipa!: Casillas, Felipe, Militão, Herrera, Brahimi, Oliver... Acertou no regresso de Marcano e em Marchesín, Mbemba, Uribe, Diaz, Loum, José Luís, Nakajima... que Sérgio Conceição está projectando como novo Brahimi. E até Saraiva, internacional argentino, começa a dar sinais de vida. Hecatombe no acesso à Champions aos seus cruciais milhões e 2.º lugar no campeonato não se devem a não ter forte plantel (quanto a mim, volto a frisar, o melhor em Portugal).

Sporting: SOS por reforços! SOS por dinheiro para consegui-los! Tão evidente: a equipa - vindo a melhorar, passo a passo - estará espremida quase ao máximo. Manter Bruno Fernandes (alto risco de se desvalorizar) e Acuña é premente necessidade competitiva. Se Bruno tivesse saído pelos tais 60 milhões (efeito Félix foi-lhe terrível), isso permitiria aquisição de 2 ou 3 bons avançados; nada a ver com a qualidade de Jesé, Fernando e mesmo Bolasie, empréstimos em ultíssima hora, após última hora nas decerto imprescindíveis transferências de Bas Dost, Raphinha e Thierry (rondaram 37 milhões). E agora? Parece haver busca de ponta de lança, apesar de o jovem Pedro Mendes, enfim inscrito, poder acompanhar Phellype (se este não sair...). Acima de tudo, creio, Silas terá de apostar na recuperação de Battaglia, muito tempo lesionado, e no crescimento dos meninos Camacho, Plata, Jovane, Rodrigo...


Campeonato regressa (teve a 4.ª interrupção!) e com jornada bem importante na corrida pelo título: V. Guimarães - Benfica, Sporting - FC Porto. O 5.º classificado - audácia no seu bom futebol - é duro obstáculo para o campeão e líder. Em Alvalade, o FC Porto soma 11 anos sem conseguir vencer... Na época passada, foi na visita ao Sporting (0-0) que começou a minguar o avanço portista, até aí de 7 pontos. E em Guimarães, apenas no 3.º jogo da era Bruno Lage, muito penosamente vencendo por 1-0, o Benfica embalou para fabulosa 2.º volta que o transfigurou em campeão. Óbvio: recordar isto é mera curiosidade."


Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!