Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

A eficácia e a assistência

"O Estádio da Luz é duplamente  o que tem mais espectadores (até agora, uma média de 54.203), como o que tem a melhor taxa de ocupação (84,48%)

1. Acabaram as festas, recomeça o campeonato. Agora definitivamente, com a luta pelo titulo reduzida a dois. Todavia, o Benfica e o Porto bem podem agradecer a fortuna de terem saído com três pontos, nas suas difíceis deslocações. Em teoria, o embate dos portistas era mais complicado, mas vencer em Guimarães também não é fácil para qualquer um dos dois candidatos. Quer o vitória, quer o Sporting jogaram o suficiente para, pela menos, não perder. O Benfica aproveitou quase a única oportunidade que teve para marcar. O Porto tirou partido dos habituais brindes defensivos dos leões. O Sporting está agora a 28 pontos da liderança (a 16 do Benfica e a 12 do FC Porto, ainda na primeira volta)!
A equipa encarnada continua com os melhores índices de desempenho: mais pontos, mais vitórias, mais golos marcados, menos golos sofridos e os dois melhores marcadores. Seguem-se novas jornadas, porém engasgadas entre a Taça de Portugal e a final four da Taça da Liga. Tudo tão mal-arranjado que, por exemplo, leva a que o Sporting-Benfica e o FC Porto-SC Braga da última jornada da 1.ª volta sejam jogados numa sexta-feira e que o Benfica tenha o mínimo período de intervalo depois de jogar para a Taça de Portugal contra o Rio Ave.
Mais uma ronda de mercado, agora de Janeiro. O Benfica adquiriu o passe do alemão Julien Weigl, por 23 milhões (20 para o Borussia, 3 para o atleta). Não sou suficientemente seguidor do que se vai passando no campeonato alemão e, como tal, não tenho opinião sobre o jogador. Dizem as crónicas que é bom jogador. Dizem as crónicas que é bom jogador. Pois que assim seja, é o meu desejo. As circunstâncias de ser alemão, jovem e vir de um clube exigente são bons augúrios.
Mas no futebol a teoria de melão é bem conhecida. Tal como este que só sabemos se é bom quando o comemos, também no futebol a história está cheia de sucessos inesperados ou de fracassos que suscitam um grande melão. Aguardo, pois, que a cucurbitácea associada a Weigl seja correspondia na relação custo/desempenho do atleta.
Há uma posição no Benfica que me merece alguma preocupação: a dos defesas centrais. Conti lá foi para o México, sem se saber quem era o rapaz. O capitão Jardel está em fase naturalmente descendente e vem acumulando lesões musculares. Há o brasileiros Morato, que veio por uns milhões e que, sinceramente, do que o vi jogar, sobretudo na equipa B, além de espadaúdo ainda tem muito a aprender.

2. A passagem de um ano velho para um ano novo sugere alguma predisposição para fazer balanços, e revisitar assuntos. Foi assim que deambulei pelo sítio da Liga Portugal, onde gosto de visualizar dados que, agora, temos facilmente ao nosso dispor.
Deparei imediatamente, com uma constatação que me chamou a atenção, não só porque gosto de conhecer abordagens, por mim antes desconhecidas, como - neste caso - por me agradarem enquanto benfiquista. Transcrevo parte do que lá li: «Desde que o ano civil de 2010 começou, até ao presente, ninguém fez balancear as redes adversárias como Jonas, que apontou uma impressionante quantia de 110 golos, ao cabo de 132 jogos realizados, (...) entre as épocas 2014/2015 e 2018/2019». Eis mais um feito de que Jonas se pode orgulhar e de que os benfiquistas se podem sempre recordar. Mas também, o 2.º classificado na década que terminou foi jogador encarnado: Lima com 83 golos marcados, nos 165 jogos em que participou (SC Braga em 2010/2011 e 2011/2012 e Befica em 3 épocas, de 2012 a 2015). O pódio é repartido no 3.º lugar entre o sportinguista Bas Dost e o ex-portista e agora portimonense, Jackson Martínez. O primeiro com 76 golos em 84 jogos e o segundo em 128 encontros. O quinto classificado foi o até agora melhor marcador estrangeiro do SL Benfica: Óscar Cardozo. E só não foi o primeiro na década porque o seu desempenho se dividiu por dois decénios, pois, das 7 temporadas que jogou, só 4 foram entre 2010 e 2014. Mesmo assim, na década agora terminada, festejou 68 golos em 107 partidas.

3. Outra estatística interessante é a que se refere às assistências nos estádios. Não que algo de muito substantivo tenha mudado, face a épocas transactas. Contudo, acentuaram-se alguma tendências antes evidenciadas. O Estádio da Luz é duplamente o que tem mais espectadores (até agora, uma média de 54 203), como o que tem a melhor taxa de ocupação face à lotação (84,48%). Um pouco melhor do que no anterior (considerando aqui todos os 17 jogos em casa): 53 824 espectadores e uma ocupação de 83,89%. O FC Porto ocupa a segunda posição quanto ao número de assistentes (35 1010), mas não quanto à taxa de ocupação que é do Famalicão com 81,74% (embora com uma média de 4 333 pessoas a assistir). Ainda quanto ao Dragão, há uma descida significativa face à média do anterior campeonato de cerca de menos 6 500 espectadores (menos 15,6%). Já o Sporting é o terceiro quanto ao número de pessoas em Alvalade (30 590), mas apenas o sexto quanto à taxa média de ocupação (60,59%), pois que Tondela e Portimonense o ultrapassam. Comparativamente com 2018/2019, a quebra em Alvalade é notória: passou de uma média de 41 665 (então à frente do FCP) para 30 590 agora (menos 27%). Só mais dois clubes estão acima dos 10 000 espectadores: Vitória de Guimarães (16 623) e Boavista (11 707). O Sporting de Braga fica-se pelos 9 451. De todos os clubes, só o Benfica e o Boavista cresceram. No caso dos axadrezados, há, porém, uma explicação para tal: é que já recebeu os três grandes no Bessa. E deve dizer-se que se o Benfica já recebeu um dos rivais (FCP), estes ainda não tinham tido até à jornada anterior qualquer clássico em sua casa. No caso do Benfica, se retirássemos o jogo contra os portistas, a média apenas desceria 1219 espectadores (2,2%). Este jogo, aliás, não foi o que mais pessoas viu na Luz, pois esse foi o da jornada inaugural contra o Paços de Ferreira (62 956).
Dos 8 jogos disputados no Estádio da Luz, 7 deles ocupam as primeiras sete posições, sendo que só o disputado contra o Portimonense foi ultrapassado por dois jogos do FC Porto (contra o Famalicão e o Vitória de Setúbal). Já quanto aos leões, o seu jogo caseiro com mais assistência foi contra o Rio Ave (37 942), ultrapassado no domingo passado no clássico contra o Porto, mesmo assim abaixo do que seria esperado (41 247).
Ao invés, as piores assistências são ao do Desportivo das Aves (2031). Moreirense (2241), Paços de Ferreira (2271) e, algo surpreendentemente para mim, o Rio Ave (2456). Já vendo a situação pela taxa de ocupação, o último lugar é o da equipa do B-SAD, com uma percentagem indigente de 14,86%, apesar de já ter recebido Benfica e Porto.
Curioso como sou, fui ver o que se passa na 2.ª Divisão (Liga Pro): A Académica está em 1º lugar com uma média de 2093 espectadores, mas com uma taxa de ocupação de 7,04% do Estádio de Coimbra (é o penúltimo lugar)! Os restantes dezassete clube oscilam entre 1614 do Feirense e 253 do Vilafranquense! Já quanto às equipas B, o Benfica tem uma m´dia de 725 e o Porto de 462 (neste caso, pior só o clube de Vila Franca e o Casa Pia). Enfim, tirando os clubes e os jogos do costume, o famigerado acordo ortográfico vem mesma a calhar para os residentes (não espectadores), mas espeta-dores.
E, por fim, uma comparação que poderia parecer mais do que improvável: o treino de 1 de Janeiro, na Luz (21 800 pessoas) teve mais assistência do que a média de todos os clubes excepto Porto e Sporting e é mesmo superior à soma de média de 7(!) clubes primodivisionários.
Todos estes números e outros que se poderiam analisar evidenciam a debilidade dos nossos campeonatos. Assunto que é, não raro, posto de lado em tantos e polémicos meios de análise e comentário!

Contraluz
- Abominável: O comportamento indigno de uns tantos malfeitores compulsivos que continuam a desrespeitar o futebol e a grande maioria das pessoas que dele gostam. A Benfica SAD emitiu um comunicado em que «condena claramente os adeptos afectos ao nosso clube envolvidos (...) reafirmando o empenho em que tais comportamentos sejam totalmente banidos, considerando que os mesmos só prejudicam o Sport Lisboa e Benfica e a atitude correcta dos milhares e milhares de simpatizantes do nosso clube». Pergunto quando chegará o dia em que esta banditagem é corrida dos estádios e é expulsa dos clubes?
- Revoltante: Qualquer pessoa de bem, qualquer família que se junta para ir ver um jogo de futebol, qualquer criança que sonha em entrar num estádio são revistadas, não podem levar uma garrafa de plástico com água ou outros bens inofensivos. Mesmo já lá dentro, quantas vezes compro uma garrafa de água e só me deixam trazer para o meu lugar tudo o líquido já vertido num copo? Como é que se explica que, com tão espartana e zelosa vigilância, entrem petardos, outro material pirotécnico, tarjas gigantes? É absolutamente revoltante.
- Efeméride: Eusébio morreu há seus anos. Continua sempre presente na memória e vivo no coração."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!