Últimas indefectivações

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Líder

"O Benfica venceu, de forma categórica, o terceiro classificado da Liga, naquela que foi a 200.ª vitória, a contar para o Campeonato Nacional, neste Estádio da Luz. O Famalicão era – e continua a ser – a equipa-sensação deste Campeonato. Foi mais um jogo que serviu para confirmar a subida de qualidade neste ciclo de jogos mais recente. Leipzig (F), Marítimo, Boavista (F), Zenit e, agora, Famalicão.
Neste conjunto de cinco jogos, o Benfica venceu quatro e empatou um. Marcou 17 golos e sofreu três. Nos três jogos em casa (no novo relvado), o Benfica venceu todos os jogos que disputou, com o seguinte saldo de golos: 11-0.
Os números de Bruno Lage, em jogos da Liga, são um feito inédito, cada vez mais impactantes: vencemos 31 dos seus primeiros 33 jogos efectuados em ano de estreia na I Divisão.
Com Lage, desde 6 de Janeiro, somámos 94 pontos em 99 possíveis. O ano está fechado – em termos de Liga – e ficou a faltar um jogo a esta equipa técnica para chegar aos 34 e “concluir” um Campeonato Nacional. Se assim fosse (e se estes dois “meios campeonatos” se pudessem fundir), o Benfica passaria a deter um máximo que jamais viria a ser ultrapassado. Fizemos a melhor segunda volta de sempre numa edição de um Campeonato (16V, 1E) e vencemos em todas as deslocações (15 vezes, igualando o segundo melhor registo de sempre).
Na actual edição do Campeonato, o Benfica apresenta, à semelhança da anterior desde que Bruno Lage assumiu o comando técnico da equipa, números reveladores de muita qualidade e consistência. As 13 vitórias nos primeiros 14 jogos só foram superadas pelo pleno de triunfos em 1972/73 e conseguidas anteriormente em 1960/61 e 1983/84.
À 14.ª jornada, temos apenas cinco golos sofridos, o nosso melhor desempenho de sempre, em igualdade com outras quatro temporadas (1972/73, 1980/81, 1988/89 e 1990/91). As dez jornadas em que não sofremos golos tratam-se também de um recorde nesta fase da época (é a sétima vez), que não era alcançado desde 1990/91. E, no ataque, temos 37 golos marcados em 14 jogos (o segundo melhor registo dos últimos trinta anos).
O ano está fechado relativamente ao Campeonato. Vem aí, no entanto, um jogo dificílimo, e de enorme importância, já na quarta-feira, frente ao Sporting de Braga – que só venceremos se conseguirmos estar a um nível alto. Mas mesmo muito alto!
Há muito mérito da equipa técnica e dos jogadores para se ter chegado a esta fase da temporada nesta situação, mas existe a perfeita consciência de que nada está ganho. Ou melhor, está. Mas é apenas a Supertaça.
Tudo o resto ainda está por fazer. E é tanto o que ainda falta.
Nota final para João Félix, que recebe hoje, em Turim, o prestigiado prémio Golden Boy. Só existem três clubes que, até hoje, formaram dois Golden Boys: Ajax (Van der Vaart e De Ligt), Mónaco (Martial e Mbappé) e Benfica (Renato Sanches e João Félix). E contra factos…
E referência também para o triunfo, por 0-2, da nossa equipa feminina em Braga, com golos de Geyse e Darlene, frente a um dos candidatos ao título.

P.S.: O sorteio da Liga Europa ditou que o Benfica encontrará o Shaktar Donetsk, liderado por Luís Castro, nos 16 avos de final. Os dois clubes já se encontraram na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2007/08, com uma vitória para cada lado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!