Últimas indefectivações

domingo, 3 de novembro de 2019

Vermelhão: Confiança a subir...

Benfica 2 - 0 Rio Ave


Acabou por o jogo 'perfeito', nesta sequência de jogos, com pouco tempo de recuperação: ritmo relativamente baixo, sem grande intensidade (principalmente no 1.º tempo)... mas com a bola quase sempre longe da nossa baliza, para benefício dos nossos batimentos cardíacos!!!
O Rio Ave, tem uma boa 1.ª fase de construção, conseguiu mesmo irritar 'alguns' nas bancadas, com tanta posse de bola, mas raramente passaram a nossa linha de meio-campo... E se recordarmos, este tipo de jogo do Rio Ave na Luz, nem foi novidade, pois nas últimas épocas, fez exibições parecidas na Catedral... com posse de bola, mas sem capacidade de 'esticar' a bola até à nossa área!
Podemos criticar a demasiada 'paciência' do Benfica, mas neste momento, sem o Rafa, o Benfica não tem um jogador que consiga acelerar nas transições ofensivas. Uma coisa é quando o adversário, sobe as 'linhas' e temos espaço para colocar a bola nas costas dos Centrais - como fizemos com o Portimonense na 2.ª parte -, mas acelerar 'entre-linhas' no meio dos adversários, dá quase sempre perda de bola... Portanto, a estratégia acertada, é o ataque de 'posse', e este tipo de estratégia é muitas vezes um jogo de 'paciência', até porque o jogo aparentemente 'chato' de mudanças de flanco, quase sempre através dos Centrais, pode não ter um efeito imediato, mas vai desgastando o adversário...
E hoje, se o 2-0 foi determinante, para retirar as 'esperanças' aos jogadores visitantes, o facto de eles terem feito dois jogos, em poucos dias (algo que estes jogadores não estão habituados), acabou por 'facilitar' a nossa pressão alta no 2.º tempo... Segundo tempo, onde fomos quase sempre sufocantes, provavelmente os melhores (mais agradáveis...) 45 minutos da época!!!
Mas ficou a 'faltar' o 3.º golo, falhámos demasiados golos feitos... e teria sido importante, porque iria seguramente 'acelerar' as substituições. 2-0 é um resultado perigoso, e o Lage foi adiando a saída do Gabriel... e com uma substituição 'queimada', o Gabriel foi obrigado a fazer os 90 minutos!
Não foi fácil encontrar um MVP, a 'sorte' calhou ao Rúben, mas o Cervi e o Gabriel também fizeram um bons jogos, cada um à sua maneira!!!
O Cervi tem sido fundamental na subida da nossa consistência defensiva: ajuda o Grimaldo, e ajuda os dois médios, que ficam com menos trabalho!!!
Desta vez a dupla Chiquinho/Vinícius não marcaram, mas voltaram a estar bem... o Vini, dá muito à equipa, na forma como 'ganha' a bola aos Centrais e notou-se claramente, hoje, principalmente na 2.ª parte, uma melhoria nas combinações ao primeiro toque, algo que só os minutos, podem lapidar!
O Pizzi voltou aos golos e fez um dos melhores jogos dos últimos tempos... mas aquelas 'simulações' de pressão, irritam-me profundamente!!!
O Florentino regressou, e voltou a fazer um jogo ao seu nível: enorme nas recuperações; hesitante com a bola nos pés! Sendo que foi importantíssimo no 'sufoco' do 2.º tempo!
Vamos ver o que se passou com o Grimaldo... que estava a fazer mais um bom jogo!
Gostei do Ferro hoje: curiosa a forma como em vários momentos tentou 'imitar' o Jardel na pressão nas 'costas' do avançado adversário! É sinal que esteve atento ao jogo com o Portimonense!!!
O Almeidinhos, sem a pré-época, está claramente fora de forma física! Mais lento na velocidade de 'ponta', e sem capacidade rápida de recuperação... 
Boa entrada do Gedson... que 'arrisca-se' a ser titular e Lyon!
Um 'obrigado' ao Xistra e restante equipa, por ter conseguido 'incendiar' as bancadas da Luz, num jogo que estava com um ambiente 'morno', e que culminou uma série de decisões dignas de um qualquer ladrão, numa grande 'cornada' do Rúben para dentro da baliza... Tudo a fazer recordar, o ladrão do Soares Dias, no Benfica - Corrputos dos Eusébios, com o Garay a marcar, após a 'grande defesa' do Mangala!!!
Internamente, as coisas parecem mais ou menos 'controladas'. Ofensivamente ainda temos muito que melhorar, mas a defesa está a 'segurar' o Benfica na luta pelo título... E enquanto continuarmos a ter esta atitude defensiva, vai ser difícil sofrermos golos: nos últimos 3 jogos, o Ody foi obrigado a 3 defesas complicadas: 2 com o Tondela, praticamente uma a seguir à outra; e 1 com o Portimonense, num lance onde houve um fora-de-jogo claro...; hoje, sem nenhuma defesa digna desse nome, viu uma bola bater no poste, num lance onde devia ter saído aos pés do Nuno Santos... tinha tempo! Se este registo defensivo se manter, teremos mais perto dos três pontos...
Na Terça em Lyon, tudo será diferente, as 'contas' na Europa são outras. Matematicamente, o empate, poderá ser mesmo insuficiente, depende do jogo entre o Zenit e o Leipzig, uma vitória Russa... obrigamos a vencer em Lyon, e a depois a vencer na Alemanha!!!
Eu apostaria, no Tomás (devido à falta de velocidade do Almeida), mas se o Grimaldo não tiver disponível, será 'complicado' jogar com dois putos nas Laterais!!!
No meio-campo, e com um Lyon que vai pressionar, eu apostava no Samaris no lugar do Tino...
Lá na frente, voltava a jogar com o Vini, pois a capacidade de segurar a bola, poderá ser fundamental... a minha dúvida, coloca-se no Chiquinho: o Lyon dá espaço entre-linhas, o Rafa demonstrou isso mesmo na Luz... eu arriscava, o Pizzi no meio (como terminou hoje, e com o Portimonense...) e metia o Gedson a 'fechar' o flanco direito... O Lyon tem jogadores muito rápidos na frente, e como demonstraram na Luz, sabem trocar a bola... e o Pizzi, neste momento, dá pouco ajuda ao defesa direito...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!