Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Cristiano Ronaldo sim, mister: qual é o problema?

"A propósito da irritação de Fernando Santos

Fernando Santos irritou-se com as perguntas sobre Cristiano Ronaldo.
O seleccionador começou a mostrar algum desconforto com o tema logo na primeira pergunta, quando o nome do capitão foi mencionado. Ouviu o resto da questão, sim, mas não evitou um sorriso irónico, acompanhado por um abanar da cabeça em sinal de reprovação.
Pouco depois, quando um jornalista espanhol insistiu, Fernando Santos interrompeu-o para dizer que não falava mais de Ronaldo. E até desafiou o repórter a fazer uma pergunta sobre o jogo.
Esta irritação do seleccionador é de todo incompreensível. Ou antes, só há uma explicação possível: um enorme mal-estar em relação à possibilidade de ferir alguma qualquer susceptibilidade.
Seja como for, não chega. É demasiado curto.
O mito em torno de Cristiano Ronaldo, vale a pena recordá-lo, tem sido em grande parte alimentado pelo seleccionador e pela própria Federação. Porque lhes dá jeito. Dá-lhes naturalmente jeito ter um o jogador mais mediático do mundo e arrecadar muito dividendos (e largos milhões de euros) com os contratos de publicidade, patrocínio e jogos particulares que isso significa.
Foi aliás o próprio Fernando Santos que repetiu vezes sem conta que Ronaldo é o melhor jogador do mundo e que é o único atleta da selecção com lugar garantido no onze.
A partir daí não pode irritar-se tão facilmente.
Não pode, no fundo, usar a bandeira que é Ronaldo quando lhe dá jeito e defender que o capitão é um jogador exactamente igual aos outros quando já não lhe dá jeito que seja de outra forma.
Numa altura em que, pela primeira vez, um treinador olha para Cristiano como um jogador que pode não jogar sempre os noventa minutos, tirando-o de campo com o jogo a decorrer, é natural que haja uma curiosidade dos jornalistas em explorar esse facto. Que é completamente novo.
Mas disso a imprensa não tem culpa. Nem disso nem do facto de Fernando Santos ter receio de entrar em confronto com Maurizio Sarri ou com Ronaldo. Os jornalistas só fazem o trabalho deles: exactamente na mesma dimensão em que o fizeram nos milhares de vezes que elogiaram Cristiano. 
Por isso aquela irritação do seleccionador só lhe fica mal. A impressão que deu é que é mais fácil para Fernando Santos entrar em confronto com um jornalista: é mais fácil para ele entrar em confronto com o elo mais fraco, portanto.
Saiu muito mal na fotografia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!