Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Bernardo Silva merece mais protagonismo

"Onde se fala de um rapaz normal a quem aconteceu nascer com um dom extraordinário para jogar futebol

Não há em Portugal outro jogador como Bernardo Silva: não há outro jogador com a inteligência e a técnica refinada de Bernardo Silva.
Por isso, porque é um rapaz normal a quem aconteceu nascer com um dom extraordinário para jogar futebol, o esquerdino pode jogar em qualquer posição e vai fazê-lo bem.
Pep Guardiola, por exemplo, insiste em coloca-lo encostado à linha do lado direito, com liberdade para procurar espaços mais interiores em diagonais cheias de curvas e contracurvas.
Fernando Santos, por outro lado, tem também aproveitado o talento do jogador para fazer o mesmo: coloca-lo a partir do lado direito, para procurar espaços interiores em diagonais.
Essa estratégia, porém, está longe de extrair de Bernardo Silva tudo o que ele tem para dar.
Até por a explosão ser o menor dos talentos, ele ganha muito mais quando arranca de trás com a bola colada ao pé e espaço para inventar, em vez de receber a bola em velocidade no último terço.
O jogo desta quinta-feira com a Lituânia, aliás, tal como já tinha acontecido por exemplo com a segunda parte do jogo com o Uruguai no Mundial 2018, mostraram que Bernardo Silva sobe um ou dois patamares quando joga solto no meio, como 10, recuando dois ou três metros no terreno.
A exibição do jogador do Manchester City frente à Lituânia foi aliás lapidar: jogando com total liberdade, fez um golo, uma assistência e ainda esteve na origem de mais dois golos.
Fez cinco passes chave, criou duas ocasiões claras de golo e teve 94 por cento de precisão de passe.
O que me leva a concluir o óbvio. O Bernardo vai jogar bem em qualquer posição, mas o talento dele não merece apenas palma e boas exibições: merece fantásticas exibições.
Merece ovações. Merece enfim que se respeite um dom excepcional."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!