Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Coluna semanal...

"Uma análise semanal sobre pequenos pontos relacionados com o Benfica que me fui lembrando durante a semana.
1. Yony Gonzalez. Tudo indica que será o primeiro jogador a assinar pelo clube em Janeiro. O Fluminense não está na minha watchlist. Mas o Flamengo está. Vi o FlaFlu há coisa de um mês. O Flamengo venceu por 2-0. Nenhum jogador do Fluminense ficou-me no memória e o Yony jogou nesse jogo. É um jogador com um nível técnico abaixo da média e também não é um jogador que se envolva na construção de jogo. Onde se destaca mais é sobretudo pelo físico. Tem 16 golos marcados esta época, a maior parte deles marcados no Campeonato Paulista. Ou seja, não é um jogador para entrar no 11 titular do Benfica. Na verdade acho até que iria acrescentar menos do que aquilo que alguém da B seria capaz de acrescentar. Apesar de já ter 25 anos, esta eventual contratação tem todo o aspecto de ser mais uma daquelas que compramos, emprestamos e eventualmente tentamos vender mais caro, como o Oscar Benítez (onde temos 4M enterrados empatados numa equipa do México), João Amaral, Luís Fariña (que oferecemos ao Aves), Jorge Rojas ou Francisco Vera (que já nem joga futebol).
2. Mercado de Janeiro. Não me consigo lembrar do último grande reforço do Benfica em Janeiro. Por isso, as minhas esperanças relativas a um/dois bons reforços em Janeiro são limitadas. No entanto, a leitura que faço é que tudo está dependente daquilo que vão ser os próximos dois jogos na Champions League. Se ficarmos em último, o Benfica fica com um jogo por semana até ao final da época, num Campeonato onde tem 10 vitórias em 11 jogos. Os reforços são necessários, mas deixam de ser urgentes neste cenário. Reforços em Janeiro vêm sempre com um premium no preço.
3. Comprar para vender mais caro. Esta estratégia de mercado é muito bem utilizada pela Juventus. E é uma que nós temos andado a tentar seguir. As mais-valias até aparentam existir, apesar de ninguém saber ao certo porque não nos dão os números. Mas a verdade é que o Benfica não tem capital infinito para ter múltiplos projectos a correr simultaneamente. O dinheiro gasto em Cádiz, Caio Lucas e eventualmente em Yony, dava para pagar o salário que o João Félix aufere no Atlético. Não tínhamos os 120M, que também não utilizámos, mas tínhamos um talento geracional que nos garantia outro jogo, tínhamos mais vários milhões em prémios da Champions e eventualmente, para os fãs de grandes vendas, até podia ser vendido mais caro no futuro.
4. Voleibol. A equipa de Voleibol garantiu na Quinta-feira o apuramento para a última fase de Qualificação da Champions League. Batemos o Budva de Montenegro. Vários jogadores estiveram em destaque. Tiago Violas é provavelmente um dos melhores distribuidores do mundo. Talvez se tivesse um serviço mais forte, estaria a jogar numa das melhores equipas do mundo. Hugo Gaspar é a inspiração da história do filme "O Estranho Caso de Benjamin Button". Agora vamos apanhar o Mladost da Croácia. A Croácia tem um ranking mundial pior que Portugal. No entanto esta equipa do Mladost tem um sérvio capaz de fazer diferença que é o Stefan Kovacevic e ainda o Ivan Raic que passou por vários campeonatos de grande nível antes de regressar a Zagreb esta época. O Benfica parte com um ligeiro favoritismo. Mas a ausência de Rapha por lesão pode pesar. Vamos ver se ele recupera a tempo. Se ganharmos, estamos na Fase de Grupos da Champions League. Se perdemos, caímos para a CEV Cup."

1 comentário:

  1. Este continua a falar no João Félix porque pensa que ele saiu porque o Benfica o queria vender por 120M. Chiça que a burrice também tem limite, ao contrário do que diz Einstein.

    Ele saiu porque ELE e o PAI quiseram que SAISSE!! Não tem nada a ver com o dinheiro do Benfica, tem a ver com a carreira dele que tem sido gerida pelo pai.
    Queriam que o Benfica batesse o salário de 7M LÍQUIDOS que o Atlético lhe paga?
    Mas esta gente não se enxerga?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!