Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Benfica europeu... de Portugal

"A questão do Benfica europeu que o Presidente Luís Filipe Vieira imagina, está muito para lá da sua própria imaginação.
Recentemente, referiu-se ao Ajax para dizer que o clube de Amesterdão chegou às meias-finais da Liga dos Campeões na temporada passada com os seus jogadores da formação, mas esqueceu-se de analisar alguns pormenores: Dusan Tadic é um médio sérvio de 30 anos, com passagem pela Premier League ao serviço do Southampton e Daley Blind, de 29 anos, é um defesa que cresceu no Ajax mas que passou vários anos no Manchester United, antes do regresso. Já para não falar do veterano Huntelaar, de 36 anos, que antes do regresso ao Ajax, passou por Real Madrid, Milan e Schalke 04. 
Estes são só alguns exemplos de que o Benfica europeu que o Presidente sonha está longe de chegar a patamares elevados. É inegável a qualidade do trabalho de formação benfiquista - provavelmente a melhor do país e uma das melhores da Europa -, não é à toa que se vende bempara os lados do Seixal. João Félix, Ederson, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, André Gomes, Nelson Semedo e Cancelo, são provavelmente as maiores pérolas que o Benfica vendeu nos últimos anos e, uns mais outros menos, têm demonstrado o porquê no investimento destes craques.
Ou seja, o Benfica forma bem, tem bons elementos que podem dar o salto dentro de pouco tempo para alguns colossos europeus - Rúben Dias, Ferro, Jota, Florentino, são só alguns nomes e haverá concerteza mais, pois todos os anos saem da formação do Seixal meninos de grande qualidade - mas falta algo a este Benfica para "atacar" a Europa: experiência europeia. E não estou a falar de jogadores como Jardel, André Almeida, Fejsa, Samaris ou Pizzi, mas sim de jogadores que passaram por grandes clubes europeus e que possam já ter no seu currículo competições europeias. E isso é algo que o Benfica não tem, nem nunca teve nos últimos anos.
Dou o exemplo de David Luiz: diz-se benfiquista e que gostaria de terminar a carreira no Benfica. Já venceu duas Ligas Europa e uma Liga dos Campeões e já poderia ter regressado. Reparem por exemplo no Zenit, que contratou Ivanovic. Muitos anos no Chelsea (marcou o golo da vitoria ao Benfica na final da Liga Europa de 2013) para dar experiência à sua defesa!
Por isso, acho que a este Benfica actual falta-lhe experiência, acima de tudo, porque só os miúdos não chega. Com sorte, daqui a dez anos, João Félix, Ederson, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, André Gomes, Nelson Semedo e Cancelo podem regressar e com a sua experiência o sonho de Luís Filipe Vieira poderá ser uma realidade..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!