Últimas indefectivações

domingo, 8 de setembro de 2019

Sonhar com a reconquista

"Cristiano Ronaldo, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva e, também, João Félix mostraram a nossa qualidade no ataque

1. Ontem em Belgrado vencemos com justiça e demos um passo importante para a qualificação directa para o Europeu de 2020. Portugal e a Ucrânia serão os dois primeiros classificados do grupo. Somos bem melhores que a Sérvia e em Belgrado mostrámos que o somos. Cristiano Ronaldo, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva e, também, João Félix mostraram a nossa qualidade no ataque. Foi, aliás, uma selecção que soube reagir aos golos sofridos e com Bernardo Silva a ser o maestro. Agora em Vilnius, a capital da Lituânia, espera-se uma nova vitória, alguns golos e o empurrão definitivo para o Europeu onde temos de defender o título conquistado em Paris. Europeu que pode mostrar à Europa, para além da excelência de Cristiano Ronaldo, um conjunto de talentos de excepção e que nos levam a sonhar com uma impressionante reconquista. Para já caminhamos para fazer dezassete pontos. E depois ir vencer à Ucrânia. Mas terça-feita vencer claramente a Lituânia. E eu lá estarei a puxar por Portugal e a cantar com toda a Selecção o nosso hino. É um regresso a Vilnius, 33 anos depois. E como a Europa mudou. E como Portugal e o nosso futebol de projectos se afirmou!

2. Este Europeu de 2020 realiza-se a partir de 11 de Junho - com o jogo de abertura no Olímpico de Roma - e vai ser disputado, como forma de comemorar os seus 60 anos, em doze cidades da Europa, diria que dá grande Europa. Londres, que vai acolher a final e as meias-finais, recebe outros quatro jogos. Os mesmos que receberão as outras onze cidades: Baku, Bucareste, Budapeste, Dublin, Glasgow, Copenhaga, Amesterdão, Munique, São Petersburgo, Bilbau e naturalmente Roma. E o futuro Grupo A terá duas cidades sedes, Baku e Roma. Como o grupo F se disputará em Munique e em Budapeste. Vai ser um Europeu que acompanha o conceito de grande Europa tal como ocorre com a UEFA. Acolhe a Turquia e Israel como acontecia com a imensa URSS que, aliás, foi a primeira vencedora do Europeu. E num tempo que a França liderava e em que a Inglaterra não queria ficar para trás! Basta recordarmos que na década de 50 do século passado o jornal Daily Mail afirmava que o campeão Wolverhampton seria o melhor clube do mundo já que havia vencido o Honved de Budapeste, o clube do imortal Puskás, bem como o Spartk Moscovo. O certo é que no momento já há selecções claramente apuradas para este Europeu singular: Itália, Bélgica e Espanha. E outras com o caminho bem aberto, como a Ucrânia, a Irlanda, a Rússia, a Polónia e a Finlândia. E com a Alemanha e a Holanda a disputarem com a Irlanda do Norte no grupo C uma posição nos lugares de directo acesso. E o sorteio é já a 30 de Novembro! Para as vinte selecções directamente apuradas. Depois, mais tarde, as últimas quatro vagas serão apuradas através dos play-offs da Liga das Nações. Competição que claramente superou, e muito, as expectativas! E que, com méritos e sabedoria, conquistámos! E guardamos na Cidade do Futebol o primeiro troféu. Tal como comemorámos o primeiro Europeu. De 1960 a 2020 a Europa mudou e muito. E, acredito, vai mudar nos próximos meses. Mas a grande Europa do futebol aí está. Ontem como hoje!

3. Hoje disputa-se em Tondela, no Estádio João Cardoso, a Supertaça de futebol feminino que oporá o campeão Sporting de Braga ao vencedor da Taça de Portugal, o Benfica. Arranca, assim, e em termos oficiais, a época 2019/2020 e o Benfica tem todas as condições para lutar pelo título de campeão! Esta opção do Benfica, na linha do que acontece com os grandes clubes da Europa, reflete os novos tempos do futebol. A atractividade do futebol feminino e a afirmação da igualdade de género. A aposta em novos públicos e nas suas disponibilidades para outros consumos. O Benfica, com uma aposta em jogadoras experientes e em jovens talentos, também aqui marca a diferença e antecipou, e bem, os novos tempos do futebol europeu e mundial. A sua estrutura merece um aplauso pela visão e pela aposta. Sem que se aplauda a resistência e a persistência, por exemplo, do Futebol Benfica. O Fofó, merece, tal como em outro momento o 1.º Dezembro ou ainda o Valadares, entre outros, um reconhecimento especial. Sabendo bem, desde Aristóteles, que «o reconhecimento envelhece depressa». O que importa é no final da tarde deste domingo ligar o canal 11 e ver a Supertaça de futebol feminino!

4. Permitam duas notas finais. Que para mim são, em parte, sentidas recordações. Num tempo da minha vida a Academia levou-me a Cabo Verde e a Moçambique. Percebi forte ligação a Portugal, ao nosso futebol e, no meu caso, ao Benfica. Na Praia comprava este jornal aos jovens que o apregoavam, regressando, num ápice, à minha infância em Viseu e à voz do Senhor Fontes! A alegria e a fé clubística que Luís Filipe Vieira está a sentir em Cabo Verde mostram que o futebol aproxima e que o Benfica é uma das grandes marcas da lusofonia. E um dia antes, no Maputo, o Papa Francisco, ao apontar o nosso saudoso Senhor Eusébio da Silva Ferreira como «exemplo de sonho e perseverança» mostrou-nos, uma vez mais, que o futebol é exemplo e encontro, partilha e conquista, diferença e humanidade. E levou-me a um fantástico livro de César Maurício Velásquez, Futebol com Alma, e que nos ajuda a perceber uma relação entre o futebol e a religião. E em que a fé e a transcendência se aproximam mas não se confundem. Mas o que ficou foi a recordação sentida do Papa Francisco - adepto assumido do San Lorenzo de Almagro - do nosso saudoso Eusébio! E com essa recordação motivou-nos para uma oração. E como escreveu Novalis «rezar é criar religião»!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!